Connect with us



Agricultura

Sul do Brasil completa colheita de soja

Publicado

em

Safismi

Segundo maior produtor de soja do país e importante player no mercado nacional e internacional, o Paraná já colheu 99% das 19,07 milhões de toneladas esperadas de soja nesta temporada, correspondentes a 18,81 milhões de toneladas (MT) já nos armazéns. “Mas, o importante é notar que 50,0% já foi comercializada, o que é raro, correspondendo a 9,53MT, para aproveitar os bons níveis de preço apresentados pelo mercado neste início de temporada”, observa a T&F Consultoria Agroeconômica.

“Este volume pode fazer os preços se manterem ainda em alta (talvez não tanto quanto está hoje, mas, assim mesmo, altos e lucrativos). Segundo o acompanhamento diário da T&F, os agricultores paranaenses são os mais lucrativos do país, atingindo um percentual de 54,62%”, complementa o analista Luiz Fernando Pacheco.

No Rio Grande do Sul, a colheita atingiu 91% da área projetada de soja, com produtividades entre 3-5 mil quilos/hectare, de acordo com o relatório de acompanhamento semanal das culturas da Emater. Segundo o boletim, os trabalhos seguiram em ritmo acelerado na semana que passou, e assim na próxima semana a colheita deverá estar com a área fechada no RS.

TEMPO

De acordo com os modelos analisados pela Consultoria AgResource, as previsões climáticas para os próximos 10 dias no Brasil continuam trazendo a permanência de um padrão bastante árido sobre a região central: “O encerramento das chuvas para o Centro-Oeste é reafirmado pelas atualizações dos mapas”.

“Por outro lado, índices pluviométricos ex­pressivos voltam a serem oferecidos para o Sul do país, a partir do dia 5 de maio. Chuvas que chegam pelo Rio Grande do Sul e se expandem pelo Paraná e a região sul do Mato Grosso do Sul será extremamente favorável, se tal rodada for confirmada. A ARC lembra que previsões desta distância apresentam baixa taxa de assertividade”, concluem os analistas da Consultoria.

 

Agrolink

Uniguaçu