Connect with us



Destaques

Solidariedade que salva: são-miguelenses são convidados a aumentar as doações de sangue

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, lançou uma convocação urgente para que os paranaenses agendem suas doações de sangue, cujo objetivo é manter os estoques estaduais. A campanha ganha ainda mais relevância com a proximidade do Carnaval, uma época em que a demanda por sangue tende a aumentar devido ao maior número de acidentes e atendimentos médicos nas unidades hospitalares.

Em São Miguel do Iguaçu, o grupo “Gotas de Vida”, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, comemora em junho deste ano, três anos de atividades no município. O projeto tem como missão principal incentivar a doação de sangue.

Maria Luísa Ferreira Salbego, idealizadora dessa iniciativa, explicou durante entrevista ao Jornal da Manhã, que o objetivo do grupo é promover e incentivar a doação de sangue de forma regular e contínua, garantindo que os cidadãos são-miguelenses possam contribuir com o abastecimento dos estoques de sangue, através desse importante ato de generosidade. Os doadores são levados até Hemonúcleo em Foz do Iguaçu para realizarem suas doações. Segundo ela, durante o mês de fevereiro e também em março as doações acontecem duas vezes.

A doação de sangue realmente é um gesto altruísta e fundamental para salvar muitas vidas.  Ao mesmo tempo, uma pessoa pode contribuir para o tratamento de pacientes que recebem transfusões, como em casos de acidentes, cirurgias ou doenças graves. Porém,  existem certos requisitos necessários para ser um doador. O interessado deve ter entre 16 e 69 anos. No caso de menores de 18 anos é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. Acima de 60 anos, a doação só é permitida se uma pessoa já tenha feito anteriormente e esteja em boa saúde. Os homens podem doar a cada 2 meses ou seja, até 4 vezes por ano, já mulheres podem doar no máximo, 3 vezes ao ano.

Ser um doador ativo de sangue é uma atitude nobre e essencial para salvar vidas. O processo de doação é bem simples, rápido e seguro, e pode beneficiar muitas pessoas que precisam de transfusões. Se você ou alguém que você conhece está interessado em se tornar um doador de sangue ativo entre em contato pelo telefone/whatspp (45) 9 9804 – 5999.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu