Connect with us



Notícias

Social e CREAS realizam Campanha ‘18 de Maio – Faça Bonito’

Publicado

em

Safismi

Durante essa semana até o final do mês de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, estarão realizando diversas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.

A Campanha de ‘18 de Maio Faça Bonito’, é realizada anualmente em São Miguel, sendo uma conquista Nacional que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Para alertar a população, principalmente as crianças, a equipe do CREAS está fixando faixas da Campanha e entregando nas Escolas Municipais uma cartilha, onde os próprios professores dos 4º e 5º anos estarão trabalhando em sala de aula com os alunos, orientando e ensinando a denunciar. Na oportunidade, durante a tarde de hoje (14) a equipe entregou as cartilhas também a população presente na Audiência Pública do Social na Câmara de Vereadores.

Para a Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Serli dos Reis Dutra, a importância da campanha é alertar as crianças. “A cartilha está falando, a infância pede socorro, mas acredito que a sociedade pede socorro, pois está acontecendo muitas coisas tristes com nossas crianças e, devemos orientar e alertar para que todos fiquem atentos e denunciam se souberem ou suspeitarem casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, salienta Serli.

As ações seguem até o final do mês, confira o cronograma para os próximos dias:

Dia 15 às 08h30: Projeto Prevenção na Câmara Municipal entrega de cartilhas.

Dia 16 às 08h40: Pré-Conferência do Idoso na sede do ProJovem com proposta e entrega de cartilhas Campanha 18 de Maio.

Dia 17 às 09 horas: Reunião conferência Idoso – Propostas – 9 horas. Entrega de panfletos da Campanha 18 de Maio e cartilha.

Dia 17 às 13h15: Palestra e apresentação do fluxo do CREAS/PAEFI na Câmara Municipal.

Dias 17 a 24: Exposição da Campanha 18 de Maio – Combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes CREAS/PAEFI – no Paço Municipal Abel Bez Batti.

Palestras com alunos das escolas do município.
Entrega de panfletos e cartilhas referentes a Campanha.
Dias 27 e 28: Palestra com psicóloga Lenise na Escola Dom Pedro II. Entregas de panfletos e cartilhas.

 

Assessoria

Uniguaçu