Connect with us



São Miguel do Iguaçu

SMI: Governo Municipal inicia projeto de avaliação ergonômica dos funcionários com o apoio da Uniguaçu

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Administração e o Departamento de Segurança do Trabalho, iniciou nesta terça-feira, 02, em parceria com os alunos do último período do curso de Terapia Ocupacional da faculdade Uniguaçu, um projeto de avaliação ergonômica em vários ambientes da prefeitura, como escolas, CMEI’s, secretaria de Saúde, Centro de Especialidades e o Paço Municipal.

Esse estudo será feito nos meses de agosto e setembro e, ao final, as equipes de estágio irão entregar um relatório com os levantamentos feitos e as soluções propostas. “Esse projeto será muito importante, tendo em vista a recente elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos de todos os setores da prefeitura, que trouxe uma atenção maior quanto à qualificação dos riscos ergonômicos e as medidas de controle necessárias para mitigar os problemas provenientes do mesmo, e que será implantado a partir do mês de setembro”, conta Carla Piltz, técnica em Segurança do Trabalho da prefeitura.

A professora da turma, Andreia Kukul Vogelmann, disse que esse momento é de fundamental importância para os acadêmicos porque assim eles saem preparados para o mercado de trabalho e ter essa oportunidade de aplicar a ergonomia é essencial. “A ergonomia no trabalho é a ciência que estuda e desenvolve normas que visam proporcionar aos funcionários um ambiente compatível com as suas necessidades físicas, emocionais e mentais, reduzindo a exposição dos colaboradores a riscos ergonômicos e até de acidentes”.

O estudante João Castilho conta que, além desse estágio estar na grade curricular do curso, é uma preparação para o trabalho e é também a oportunidade de fazer com que a profissão de Terapeuta Ocupacional seja mais conhecida. “Tanto os alunos como aqueles que passarão pelo atendimento ficarão satisfeitos com o resultado final”.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu