Connect with us



Notícias

Sicredi e Hospital Madre de Dio promovem palestra sobre Outubro Rosa

Publicado

em

Safismi

A professora Kemeli Cavalcante compartilhou com dezenas de mulheres a experiência de enfrentar um câncer de mama. A história fez parte da palestra promovida pela Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ em parceria com o Hospital Madre de Dio na noite desta terça-feira (30/10).

“Meu objetivo é alertar as mulheres para o exame de toque e mostrar para elas que eu passei pelo câncer de mama e sobrevivi. Foi uma experiência muito forte, mas ao mesmo gratificante. Hoje eu faço este trabalho voluntário para conscientizar e mostrar que o câncer tem cura”, disse Kemeli.

Participaram do evento o Diretor Técnico do Hospital Madre de Dio, Dr. David Mattos, a gerente da agência do Sicredi em São Miguel do Iguaçu, Diana Peron Machado e o Gerente Comercial da Icatu Seguros, Fernando Nicola Vila.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).

 

Redação RJ com informações do INCA

Uniguaçu