Connect with us



Notícias

Servidoras de São Miguel participam de capacitação em Curitiba

Publicado

em

Safismi

Durante os dias 05 e 06 de agosto, servidoras públicas municipais de São Miguel do Iguaçu participaram em Curitiba de um curso com o tema: ‘Escuta Especializada e Depoimento Especial – Aspectos Legais, Técnicos e Éticos’.

As profissionais, psicóloga Vanessa T. da Soler Araújo, também técnica de referência da Escuta Especializada e Coordenadora da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, lotada na Secretaria de Assistência Social, a Assistente Social da Secretaria de Educação Rosane Bombarda, a fisioterapeuta e coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde Elizabete Manente Rocha, a psicóloga Aline Cassaroli Pinto cedida para a Vara da Infância e Juventude e, a Assistente Social Sionara de Paula cedida para cedida para a Vara da Infância e Juventude, estiveram representando o Município na capacitação.

O curso foi ministrado por Deisy Joppert, que é psicóloga e advogada, especialista em Psicologia Jurídica, especialista em Direito Penal e Processual Penal, é docente em Cursos de Especialização em Módulos de Psicologia Jurídica e Psicóloga Perita e Assistente Técnica (entre outros).

De acordo com as servidoras, a capacitação da Rede de Proteção é importante e necessária, tendo em vista a Lei 13.431/2017 e o Decreto 9603/2018 que estabelecem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

A capacitação de profissionais de diferentes setores tem por objetivo fomentar a discussão sobre esse tema e de articular os diferentes serviços na reflexão, criação e implementação dos fluxos de atendimento e articulação da Rede de Proteção.

Na oportunidade, retornando ao Município no dia 07, as profissionais realizaram uma reunião no município de Almirante Tamandaré, com a psicóloga e Coordenadora da Rede de Proteção daquele município. O encontro teve como objetivo a troca de experiências e compartilhamento de informações sobre o trabalho em rede desenvolvido, suas experiências, a implementação da Escuta Especializada, dos fluxogramas de atendimento e o trabalho em rede.

 

Assessoria

Uniguaçu