Connect with us



Região

Serranópolis alcança o índice de 100% na gestão de resíduos sólidos

Publicado

em

Foi realizada uma reunião na Prefeitura Municipal de Serranópolis do Iguaçu para apresentação dos índices de reciclagem da Associação dos Separadores de Materiais Recicláveis de Serranópolis do Iguaçu – ASSESI.

No encontro, o Técnico Regional do Parque Técnológico de Itaipu (PTI), Matheus Gueri apresentou os resultados do levantamento de índice de reciclagem no município e parabenizou os envolvidos.

“A proposta hoje foi trazer os excelentes índices do município e apresentar para as autoridades aqui da cidade que tem executado uma excelente atividade, tanto na reciclagem quanto na viabilidade das campanhas de educação ambiental. A gente sempre fala que a tríade perfeita é quando a prefeitura, a associação e a técnica da UVR estão engajadas, estes três componentes trabalhando de forma conjunta conseguiram alcançar excelentes resultados aqui em Serranópolis”.

Gueri ressalta que o município atingiu o índice de 100% dos resíduos sólidos reciclados “Hoje podemos dizer que todo o resíduo reciclável está sendo reciclado de fato, um índice que o governo federal nem imagina que é possível de ser alcançado, tanto que a meta pra 2040 é alcançar 25%” comenta.

A Unidade de Valorização de Recicláveis foi construída pelo Governo Municipal com o apoio da Itaipu Binacional para viabilizar condições mais dignas de trabalho para os trabalhadores da ASSESI e evoluir um modelo precário e insustentável de coleta seletiva para um modelo de empreendimento de prestação de serviço com qualidade e inclusão social.

O vice-prefeito Gilberto Marsaro, reforçou o compromisso da administração com a gestão dos resíduos sólidos e comemorou os resultados. “Tivemos o privilégio de receber a equipe da Itaipu para demonstrar os resultados do esforço de todos no trabalho realizado, seja nas escolas através da educação ambiental, seja na Secretaria de Meio Ambiente e também na própria associação dos recicladores. Um reconhecimento que traz pra nós muito orgulho e através deste temos a certeza que estamos trabalhando da forma correta e agora manter o bom desempenho para buscar resultados ainda melhores”.

A técnica da UVR, Andréia Stadler lembra que Serranópolis do Iguaçu está em terceiro lugar na gestão de resíduos dentre os 55 municípios em que a Itaipu realiza a estratégia territorial de gestão de resíduos sólidos. “Conseguimos esta colocação com o apoio da população, todo o material que chega à unidade é um material de qualidade em que os agentes ambientais conseguem realizar a triagem, mas a conscientização ela tem que vir de maneira constante e assim conseguiremos atingir índices ainda melhores” explica.

Devido às ações realizadas nos últimos três anos Serranópolis do Iguaçu saiu de 14 toneladas/mês para 22 toneladas/mês de resíduos reciclados, gerando assim um aumento na renda dos trabalhadores da ASSESI e gerando muitos benefícios ambientais para o município.

Fonte: assessoria

Uniguaçu