Connect with us



Agricultura

Senai intensifica apoio à indústria de leite

Publicado

em

Safismi

As indústrias de laticínios do Paraná já podem contar com uma nova estrutura no Estado. O Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Lácteos, do Sistema Fiep, com sede em Toledo, no Oeste paranaense, atua em três grandes frentes para atender o setor: consultoria, ensaios laboratoriais e desenvolvimento de novos produtos. O anúncio foi feito na última segunda-feira (18/02) pelo diretor regional do Senai no Paraná, José Antonio Fares, durante reunião do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite), que teve a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Potencialização- “Há uma necessidade premente de potencialização da indústria de lácteos, com agregação de valor. O espaço do IST de Alimentos e Lácteos e toda a sua estrutura devem ser ocupados por este segmento industrial”, disse Fares à diretoria do Sindileite e empresários do setor. Segundo ele, o que ainda não for possível atender com a estrutura própria do Instituto será viabilizado por meio de parcerias com universidades e centros de pesquisa. “Vamos estabelecer uma grande aliança para que isso aconteça de fato”, frisou, acrescentando que o compromisso do Senai é responder fortemente às demandas do setor. “Não podemos dizer não a vocês”, reforçou.

Subsídios e capacitação- O diretor do Senai lembrou também que quando se fala em inovação é preciso pensar em subsídios e na captação de recursos para investimentos. “Nós sabemos que é muito difícil para as indústrias colocarem recursos em inovação e, por isso, estamos também criando alternativas com este fim. O IST está na Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), e tem instrumentos para a captação de recursos para investimentos”, informou.

Investimentos – Em relação a investimentos voltados à inovação, há programas de fomentos que podem cobrir até 2/3 dos custos de um projeto, o que viabiliza que mesmo micro e pequenas indústrias possam investir em pesquisa e tecnologia.

Rumo ao mercado internacional- O presidente executivo do Sindileite, Wilson Thiesen, disse que o IST de Alimentos e Lácteos será de fundamental importância para o setor. “O Instituto Senai pode contribuir formando e treinando pessoal, incorporando novas tecnologias, prestando consultoria para diminuição de custo industrial e no lançamento de novos produtos. Além disso, segundo Thiesen, o apoio do IST será decisivo na realização de análises laboratoriais, especialmente aquelas exigidas pelo mercado externo uma vez que agora o comércio internacional passa a ser o grande foco do setor. “Temos que preparar nossas indústrias para que possam exportar e nisso o Senai vai nos apoiar tanto nas análises que serão exigidas quanto no próprio credenciamento das empresas para atuarem no comércio internacional”, informou.

Estrutura e serviços- A estrutura do IST de Alimentos e Lácteos inclui laboratórios especializados, equipamentos de ponta e equipes formadas por mestres e doutores com experiência na indústria. Com isso, é possível trabalhar no desenvolvimento de novos produtos, em processos mais eficientes e no aumento de produtividade, seja melhorando processos ou adaptando as indústrias para a era 4.0 a partir da estrutura já existente.

Legislação e certificações- O Instituto trabalha também para adequar os produtos à legislação e na conquista de certificações e melhoria do desempenho por meio de ensaios e serviços de metrologia. O resultado é mais produtividade, mais economia e maior competitividade.

Visitas – O gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Fabrício Lopes, explicou que para atender o setor lácteo um grupo de indústrias foram visitadas. “Fomos ouvir dessas indústrias quais são os seus gaps de produtividade e gaps tecnológicos para identificar o que mais devemos implantar no IST para atendê-las em todas as suas demandas”, disse. Uma das demandas são ensaios laboratoriais obrigatórios que normalmente são feitos em São Paulo e outros estados. Já estamos hoje com processo de certificação do nosso instituto para que estes ensaios possam ser feitos aqui no Senai do Paraná”, informou.

Demandas – Há também demandas do setor relacionadas a linhas de pesquisa, equipamentos e perfis profissionais específicos. “Estamos implantando tudo isso para que possamos fazer um atendimento melhor a estas indústrias”, disse. Lopes explicou que as visitas às indústrias do setor lácteo vão continuar e serão sistemáticas. “Vamos fazer visitas periódicas para entender todas as necessidade e poder atender da melhor forma, buscando sempre soluções que tornem as empresas mais eficientes e preparadas para competir e conquistar novos mercados”.

Parcerias – Esse trabalho também contará com a parceria de outras entidades que integram o Sistema ‘S”: Senar/PR, Sebrae/PR, Senac/PR e Sescoop/PR. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Fiep)

 

Paraná Cooperativo

Uniguaçu