Connect with us



Região

Semana do Meio Ambiente reforça importância da Coleta Seletiva em Santa Terezinha de Itaipu

Publicado

em

Safismi

Práticas simples contribuem para a preservação do meio ambiente, entre elas está a separação e o descarte correto de materiais recicláveis. Em Santa Terezinha de Itaipu, desde fevereiro de 2014, quando as atividades do programa de Coleta Seletiva tiveram início, o município tem apresentado excelentes resultados, o que tornou a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis (ACARESTI), referência para todo o Brasil.

O modelo adotado transformou a realidade dos catadores de materiais recicláveis, que antes realizam a coleta dos materiais porta a porta, por meio de carrinhos movidos a tração humana. Nessa mesma época, a triagem desses materiais era realizada na casa dos catadores.

Tendo em vista a dificuldade de coleta dos materiais recicláveis, baixa renda dos catadores, questões ambientais e preocupados com a Lei Federal 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que proibiu o descarte dos materiais recicláveis no aterro sanitário, criou-se o decreto municipal de nº 128/2014, que regulamentou a coleta, disposição e armazenamento dos materiais recicláveis.

Com o monitoramento constante para avaliar o desempenho e os resultados, bem como o engajamento da população itaipuense, que se tornou uma grande parceria na separação e coleta dos materiais, não é raro que marcas históricas sejam quebradas frequentemente, uma vez que o número de adeptos ao programa e a qualidade do processamento vem aumentando ao longo dos anos.

Para que a população continue atuante e contribuindo para o programa, bolsas e calendários da coleta seletiva e de inservíveis são entregues todos os anos para os munícipes. Além disso, campanhas de conscientização sobre a importância do descarte correto são realizadas constantemente. E os números comprovam o quão positiva tem sido essa parceria de longa data. Atualmente, são recolhidos em média, 120 toneladas ao mês de materiais recicláveis.

“Estamos na Semana do Meio Ambiente e precisamos destacar a coleta seletiva realizada em nosso município para que a população continue colaborando e fazendo de Santa Terezinha de Itaipu uma referência para as outras cidades. Nesse ano, por conta da pandemia não haverá uma programação envolvendo atividades nas ruas, como nos anos interiores, mas por meio das redes sociais, vamos destacar importantes ações que contribuem para o meio ambiente, como é o caso da nossa coleta seletiva”, destacou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.

Fonte: Assessoria

 

Uniguaçu