Connect with us



Esporte

Sem surpresas, Fifa anuncia regras para o sorteio dos grupos da Copa

Publicado

em

Safismi

O Comitê de Competições da Fifa se reuniu nesta quinta-feira e decidiu os procedimentos e as regras do sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O evento que indicará os grupos da competição acontece em 1º de dezembro, em Moscou.

O formato do sorteio não sofrerá alterações em relação ao do último Mundial, no Brasil. Serão quatro potes com oito times. Uma seleção sairá de cada pote para formar a chave. Ao todo, serão oito grupos de quatro times.

Os cabeças de chave serão os sete melhores do ranking da Fifa a ser divulgado em outubro. Baseado na lista de setembro, Alemanha, Brasil, Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e Suíça seriam os países do pote 1, juntamente com a já garantida Rússia, país-sede.

Assim como em Copas anteriores, apenas a Europa, que possui 13 vagas, poderá ter mais de uma equipe no mesmo grupo, já que não há como alocar todos em chaves diferentes.

Além das definições sobre o sorteio do Mundial, a Fifa definiu as datas de alguns torneios: Mundial de Clubes de 2018, Copa do Mundo feminina de 2019, além dos Mundiais sub-17 e sub-20 femininos do ano que vem.

Por fim, também foi decidido a distribuição de vagas por continente para a próxima Olimpíada. A América do Sul manteve os dois lugares a que já tinha direito. Com o Japão como país-sede, a Ásia terá quatro países, mesmo número da Europa, sendo as duas regiões com mais times.

Gazeta Esportiva

Uniguaçu