Connect with us



Destaques

Secretaria da Saúde detecta segundo caso de H1N2 no Paraná

Publicado

em

Safismi

A Secretaria de Estado da Saúde detectou mais um caso de H1N2, subtipo inusitado do vírus Influenza A. O registro ocorreu no município de Rebouças, no Centro-Sul do Paraná. Em uma criança de quatro anos que reside na área rural do município.

É o segundo caso descoberto no Estado durante este ano. O primeiro foi identificado no mês de abril, em Ibiporã, em uma mulher de 22 anos, que se recuperou rapidamente. A criança infectada também está bem, sendo monitorada em casa.

Os pais levaram a garota para atendimento no Hospital Darcy Vargas, no dia 16 de novembro, com febre de 39ºC, dispneia, desconforto respiratório, coriza e dor de cabeça. Foi coletada amostra para pesquisa de vírus respiratório, avaliada com detecção do vírus como Influenza A pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

Em seguida, a amostra foi e enviada para o Laboratório de Referência Nacional, da IOC-Fiocruz do Rio de Janeiro, que fez o sequenciamento do genoma viral completo e com determinação do subtipo H1N2. Como a ocorrência é de notificação compulsória, o Ministério da Saúde vai comunicar à Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

CONTROLE – Neste momento, profissionais das áreas técnicas da Vigilância em Saúde do Paraná, do Laboratório Central do Estado, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Fiocruz articulam ações de investigação e controle do caso.

Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e da Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Estado esteve, durante esta semana, em Rebouças realizando a análise retrospectiva do caso, coleta de novos materiais e pesquisa junto a rede de contatos da família da criança infectada. O trabalho teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Rebouças e da 4ª. Regional de Saúde de Irati.

“Em meio à pandemia da Covid-19, qualquer novo vírus com potencial epidêmico identificado merece toda a atenção e imediata implementação de medidas de prevenção e controle”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

H1N2 – O H1N2 é um subtipo do vírus Influenza A e, neste momento, o Laboratório da Fiocruz faz a análise filogenética para compreensão detalhada da cepa encontrada. “É uma medida fundamental, pois temos que trabalhar com todos os cenários epidemiológicos e, inclusive, com a possível emergência do vírus no hospedeiro humano. Espera-se que isso não aconteça e que o ciclo seja encerrado neste único contaminado”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Acácia Nasr.

SENTINELA – O Paraná realiza dois tipos de Vigilância para as viroses respiratórias: com coletas semanais de amostras de pessoas que apresentam sintomas de síndrome gripal nas 34 unidades sentinelas da Secretaria da Saúde e com a coleta obrigatória de material de pacientes internados em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“No Estado, todo paciente que interna, seja em UTI ou leito de enfermaria, com suspeita de síndrome gripal ou com síndrome respiratória aguda grave, realiza a coleta”, informa Acácia. “Então, com estes dois tipos de coletas, nas unidades sentinelas e nas unidades de internação, desenvolvemos um painel de pesquisa para 15 vírus respiratórios; trata-se do painel mais extenso do país e por esta razão o trabalho de monitoramento desenvolvido aqui é modelo nacional”, complementou a diretora-técnica do Lacen-PR, Irina Riediger.

Fonte: AEN

Uniguaçu