Connect with us



Destaques

Saúde alerta para Combate à Dengue e Vacinação contra o Sarampo em São Miguel

Publicado

em

Safismi

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começou ontem (10) no Paraná e segue até o dia 13 de março. E o primeiro ‘Dia D’ de mobilização será neste sábado (15) e também dia 07, do próximo mês.

Em São Miguel do Iguaçu, a vacina já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde Central, Panorama, Novo Mundo, Gaúcha, Aurora, Santa Rosa e São Jorge. No Balneário Ipiranga somente terá vacina dia 15 e em Guanabara somente dia 07. Nos ‘Dias D’ as UBS’s estarão atendendo das 08h ao meio dia e das 13h às 17.

O Secretário de Saúde de São Miguel do Iguaçu, Luiz Antônio Klajn, e a Diretora da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu, Priscila Dorigon, e a Enfermeira Mônica Saviatto Cardoso, participaram da edição desta quarta-feira (12/02) do Jornal da Manhã. Confira a íntegra da entrevista abaixo:

Neste ano, o Paraná vai vacinar todas as pessoas de 05 até 59 anos de idade. O público-alvo da campanha são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença no Estado.

Então, para as faixas etárias de cinco até 19 anos e as de 30 até 59 anos a vacinação é seletiva, ou seja, de acordo com o histórico vacinal. Já para as pessoas de 20 a 29 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar as unidades no período da campanha.

O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro.

Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer.

Redação com Assessoria

Uniguaçu