Connect with us



Notícias

São Miguel: Homem é preso pela PRF com 106 kg de maconha no porta malas de veículo

Publicado

em

Safismi

Durante a realização da Operação “Esforço Integrado”, a Polícia Rodoviária Federal, que realizava rondas nas proximidades do pedagio de São Miguel do Iguaçu, fez a abordagem a um veículo Ford/Focus que havia sido informado que trafegava em alta velocidade na BR 277.

Nele, foram encontrados aproximadamente 106 quilogramas de maconha, no porta mala.

Foi preso um homem, condutor do veículo, que segundo ele levaria a droga até Cascavel. O preso e a droga apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciaria.

A Operação ” Esforço Integrado” foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, e é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F-PR). Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas áreas de fronteira, com foco no fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de medicamentos, entre outros. O Estado do Paraná possui 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes; há uma estimativa de que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil. Diante desse cenário, pretende-se com essa Operação o aumento da presença das forças de segurança, por meio de abordagens e bloqueios policiais, prisão de criminosos, prisão de foragidos, maior quantidade de apreensões e recuperação de veículos furtados ou roubados.

Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil do Paraná , Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita Federal.

 

Portal Costa Oeste

Uniguaçu