Connect with us



São Miguel do Iguaçu

São Miguel: Geada, carros congelados e friozão de lascar; termômetros podem chegar a -3°C

Publicado

em

Safismi

A intensa massa de ar frio e seco (de origem polar) se estabelece sobre o estado do Paraná nesta quinta-feira e aumenta o frio em todas as regiões. Além disso, o vento perde intensidade, por isso as condições atmosféricas para a formação de geadas se intensificam em todas as conforme mapa.

A presença da massa de ar polar inibiu a elevação mais significativa das temperaturas nesta tarde, com valores máximos abaixo dos 10°C em Guarapuava e Palmas, por exemplo. Vento predominante de sudoeste, com intensidade moderada, ajuda a aumentar a sensação de frio. Nas próximas horas esfria rapidamente, com temperaturas negativas em algumas cidades ainda durante a noite de hoje.

O inverno finalmente mostrando que veio para ficar, a previsão é de frio intenso ainda nos próximos dias, podendo ter geadas na quinta-feira aqui em São Miguel do Iguaçu.

Pelo menos não está chovendo! Uma ótima e gelada quinta-feira a todos!

Dez dicas para se proteger do frio:
1) Use várias camadas de roupa
Calças legging e camisas de manga comprida sintéticas são pouco volumosas, mantêm a umidade longe da pele e são excelentes opções para usar por baixo das roupas mais grossas.

2) Mantenha os pés aquecidos
Sapatos com solados grossos e meias são essenciais no inverno. Outro boa dica é fazer escalda-pés. Vá aumentando progressivamente a temperatura da água até ela chegar, no máximo, a 40 ºC. Após 20 minutos de imersão, seque bem e coloque as meias.

3) Aqueça as extremidades
Além dos pés, as mãos, o torso e a cabeça também merecem ser protegidos. Por isso, cachecois, gorros e luvas não podem faltar quando a temperatura está muito baixa.

4) Tome um banho quentinho
A água vai elevar sua temperatura corporal. Só evite a água muito quente porque ela remove a camada protetora natural da pele.

5) Mantenha a pele hidratada
As baixas temperaturas e o vento podem ressecar a pele. Para evitar a sensação de repuxo e ardência, capriche, principalmente, na hidratação das mãos, pés, rosto e lábios.

6) Tome sopas e chás regularmente
Além de aumentarem a temperatura corporal por cerca de 30 minutos, eles esquentam as mãos à medida que se segura a tigela ou caneca. Outros alimentos ideais para o inverno, que ativam a circulação sanguínea, são: gengibre, pimenta, curry, mostarda e outros condimentos picantes

Fonte das dicas para se proteger do frio: Portal EBC. Informações do tempo ( Simepar) | Foto: Canal Rural

 

Uniguaçu