Connect with us



Notícias

São Miguel do Iguaçu recebe reconhecimento federal de situação de emergência

Publicado

em

Safismi

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta terça-feira, a situação de emergência em três cidades do Paraná atingidas por desastres naturais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e pode ser acessada neste link.

No município de Santa Izabel do Oeste, a população sofreu com enxurradas. Já em Paranavaí, o problema registrado foi um vendaval, enquanto em São Miguel do Iguaçu, houve queda de granizo.

No fim de outubro, a Defesa Civil Nacional enviou duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado. Os técnicos deram apoio aos municípios afetados nos pedidos de reconhecimento de situação de emergência e de recursos para atendimento à população, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

Desde então, além de Santa Izabel do Oeste, Paranavaí e São Miguel do Iguaçu, outras 12 cidades do Paraná tiveram a situação de emergência reconhecida: Cruzeiro do Oeste, Moreira Sales, Nova Londrina, Ramilândia, Japurá, Indianópolis, Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu, Terra Rica, Farol, Ourizona e Rondon.

Também nesta terça-feira, o MDR reconheceu a situação de emergência em Bom Jesus da Lapa, Marcionílio Souza e Planaltino, na Bahia, e em Carnaúba dos Dantas, Pau dos Ferros, São José do Campestre, Sítio Novo e Venha-ver, no Rio Grande do Norte.

Apoio financeiro

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores municipais podem pedir apoio financeiro ao MDR para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Nesta terça-feira, duas cidades paranaenses receberam repasse do MDR para ações de defesa civil. Serão R$ 61,7 mil para Moreira Sales e R$ 26,6 mil para Indianápolis.

Assessoria

Uniguaçu