Connect with us



Região

Santa Terezinha inicia vacinação Meningocócica C em crianças não vacinadas até 10 anos e profissionais de saúde 

Publicado

em

Safismi

Já está disponível na Secretaria de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu a vacina meningocócica C (conjugada) para as crianças não vacinadas até 10 anos  e trabalhadores da saúde. A medida atende recomendação do Ministério da Saúde, devido ao cenário de baixas coberturas vacinais, que se agravou com a pandemia da covid-19.

Apesar da faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe. Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica (DM) é manter elevadas as coberturas vacinais.

“É fundamental a vacinação para proteger contra a DM, evitando a ocorrência de surtos da doença pelo sorogrupo C, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, especialmente nesse momento que todas as atividades estão voltando ao normal pós pandemia”, ressaltou o secretário da pasta, Fábio de Mello.

A vacinação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde do município, das 8h às 16h30, com a carteira de vacinação e os documentos pessoais em mãos. Já os trabalhadores da área de saúde devem apresentar o comprovante de trabalho na área para receber a imunização.

Calendário Nacional de Vacinação
A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde.

 

Fonte: Assessoria

 

Uniguaçu