Nos últimos anos, tem crescido o número de tentativas de golpes utilizando o nome de instituições financeiras. Os criminosos usam diversas estratégias, como falsas notificações de compras aprovadas, ofertas de empréstimos, cobranças de dívidas inexistentes, entre outros artifícios.
Apesar da aparente legitimidade, todas essas abordagens têm o mesmo objetivo: enganar e lesar o consumidor. É fundamental que a população esteja atenta e tome precauções ao receber mensagens, e-mails ou ligações que envolvam dados bancários ou financeiros.
No Jornal da Manhã desta quinta-feira (09) estiveram os gestores PF da Sicredi Vanguarda de São Miguel do Iguaçu, Raquel Leichtweis e Christian Kivel. “A primeira orientação é manter a calma e não clicar em nenhum tipo de link recebido por e-mail ou mensagem. Desconfie de tudo. O Sicredi não envia mensagens solicitando confirmação de compras ou de cartões de crédito. Sempre confira o saldo da sua conta, e, se tiver alguma dúvida, entre em contato com seu gestor ou vá até a agência. Estamos disponíveis para esclarecer todas as dúvidas. Também não enviamos mensagens sobre crédito pré-aprovado nessas situações. Temos formas diferentes de comunicar nossos associados”, explicou Kivel.
Em 2025 um novo gerente está assumindo as agências da região central. “Em 2025 temos um novo gerente, o Ricardo de Antoni, que conduziu a gerência em Santa Terezinha de Itaipu por 22 anos, estamos ansiosos para recebê-lo aqui em São Miguel do Iguaçu. Queremos apresentá-lo à comunidade e também sentar com ele para conversar sobre nossas ações”, contou Raquel.
O gerente Thiago Maciel esteve à frente da gestão das agências por dois anos e agora assume um novo desafio em nível regional dentro da cooperativa.
Raquel destaca que a essência do Sicredi está em construir uma relação próxima e de confiança com os associados. “ O que o Sicredi busca é estar presente desde o começo, desde o pequeno, orientando o associado e mostrando o que ele pode fazer. Não é apenas sobre poupança, como no início, quando o Sicredi começou com esse foco. Hoje, a cooperativa oferece todos os produtos e serviços que uma pessoa precisa”, reforçou.