Connect with us



Notícias

Sábado é ‘Dia D’ de vacinação contra o Sarampo em São Miguel

Publicado

em

Safismi

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo já começou em São Miguel do Iguaçu. Até o dia 25 de outubro crianças de 06 meses a menores de 05 anos de idade devem se imunizar.

Neste sábado, dia 19, será o ‘Dia D’ de vacinação e, as unidades Básicas de Saúde do Município estarão com horário de atendimento especial, sendo elas: Central, Novo Mundo, Gaúcha, Panorama, Santa Rosa, São Jorge e Guanabara. Atendendo das 08h às 12h e das 13h às 17h. A caderneta de vacinação é indispensável.

Desde 2004 a indicação do Ministério da Saúde (MS) é que sejam aplicadas duas doses da vacina contra sarampo, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses de vida. Porém, segundo dados dos últimos anos, o Paraná não atingiu a meta de vacinação estabelecida pelo MS para as duas doses. Em 2016, a dose 1 chegou a 91% de cobertura, em 2017, manteve o mesmo percentual, em 2018 este número baixou para 88% e em 2019, de janeiro ao dia 9 de outubro de 2019 ampliamos a cobertura e atingimos 92,7%. Embora 2018 e 2019 sejam dados preliminares, é possível verificar que o índice aumentou em 5%.

Esses dados demonstram que há uma janela, ou seja, um grupo de pessoas que não estão vacinadas ou por falta de informação e consciência sobre o tema, ou por resistência à vacina. Desta forma, o Paraná segundo dados do ultimo boletim (09/10) está com 103 casos confirmados de sarampo, garantindo assim a circulação do vírus.

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível, e pode resultar em complicações, como otite média aguda, pneumonia bacteriana, laringite e laringotraqueíte, doenças cardíacas, e até matar. É transmitida por fala, tosse ou espirro e por via aérea. Seus sintomas são febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Depois aparecem manchas vermelhas na pele, que são a maior característica da doença.

Assessoria

Uniguaçu