Nesta terça-feira (27), a RPC realiza o debate com três dos nove candidatos que concorrem ao Governo do Paraná. A transmissão, ao vivo, também ocorre no g1 Paraná a partir das 22h30. O jornalista Wilson Soler será o mediador do debate.
Conforme determina a legislação eleitoral, os partidos que possuem ao menos cinco parlamentares no Congresso Nacional têm direito a participar. Portanto, foram convidados:
Ratinho Junior (PSD)
Roberto Requião (PT)
Ricardo Gomyde (PDT)
Professora Ângela (PSOL)
As regras foram acordadas e assinadas em reunião com os representantes de cada um dos candidatos. Na noite de segunda-feira (26), no entanto, o candidato Ratinho Junior anunciou que desistiu de participar do debate.
Serão quatro blocos baseados em perguntas entre os candidatos, com ênfase no aprofundamento do programa de governo de cada um.
- Primeiro bloco: Serão feitas perguntas com tema livre onde todos perguntam e todos respondem. Cada candidato poderá fazer apenas uma pergunta e responder apenas uma vez.
- Segundo bloco: Serão feitas perguntas com tema determinado por sorteio. Cada candidato poderá fazer apenas uma pergunta e responder apenas uma vez.
- Terceiro bloco: Serão feitas perguntas com tema livre. Cada candidato poderá fazer apenas uma pergunta, mas nesse bloco os candidatos poderão ser escolhidos para responder no máximo duas perguntas.
- Quarto bloco: Serão feitas perguntas com temas determinados, novamente, por sorteio, e também as considerações finais. Cada candidato poderá fazer apenas uma pergunta, mas nesse bloco os candidatos também poderão ser escolhidos para responder no máximo duas perguntas.
O candidato escolhe para quem vai realizar a pergunta. Ele vai ter 30 segundos para formular a pergunta. O candidato escolhido terá 1,30 minutos para responder.
O candidato que respondeu ainda terá 1 minuto para a réplica. Assim como, o candidato que respondeu terá 1 minuto para a tréplica.
Perguntas com tema determinado
Para os blocos com tema determinado, foram escolhidos 15 temas que ficarão dentro de uma urna no estúdio.
- Tecnologia e inovação;
- Combate à corrupção;
- Empresas estatais;
- Pedágio;
- Previdência pública;
- Educação;
- Segurança pública;
- Reajuste de servidores;
- Universidades estaduais;
- Desenvolvimento do estado;
- Infraestrutura de transporte;
- Saúde;
- Meio ambiente;
- Geração de empregos;
- Ajuste fiscal.
O mediador irá sortear no máximo oito temas durante o debate e cada tema será sorteado somente uma vez.
O tempo de pergunta, de resposta, de réplica e tréplica é o mesmo aplicado em perguntas com tema livre.
Ao final do quarto bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para apresentar as suas considerações finais.
O direito de resposta poderá ser concedido se um candidato ofender pessoalmente e diretamente o outro.
Para solicitar, o candidato deverá levantar a mão em silêncio durante a ofensa e aguardar a produção analisar o pedido.
Caso seja deferido, o candidato terá 1 minuto para responder as ofensas no início do próximo bloco.
A pesquisa IPEC realizada no dia 16 de setembro revelou a intenção de votos dos paranaenses: O atual governador Ratinho Junior (PSD) tem 55% , contra 28% de Requião (PT). Em terceiro lugar, aparece o candidato Ricardo Gomyde com 2% e a Professora Angela tem 1% da intenção de votos.
Fonte: G1 PR