Connect with us



Notícias

Rossoni e o filho são condenados por usar servidores públicos em campanha eleitoral

Publicado

em

Safismi

O secretário-chefe da Casa Civil do Paraná, Valdir Rossoni, foi condenado pela Justiça por usar servidores da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na campanha da eleição suplementar que elegeu o filho Rodrigo Rossoni a prefeito de Bituruna, na região sul do Paraná, em 2011.

Além de Rossoni e do filho, também foi condenado pela Justiça nesta segunda-feira um ex-diretor financeiro da Casa.

Os réus foram condenados a pagar multa e indenização por danos extrapatrimoniais. A decisão, da 1ª Vara da Fazenda Pública de União da Vitória, atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 4ª Promotoria de Justiça da Cidade.

No entendimento do juiz Morian Nowitschenko Linke, existem provas suficientes nos autos revelando que os investigados realmente praticaram atos de improbidade administrativa que atentaram contra princípios da administração pública.

Segundo o magistrado, houve desvio de função e utilização dos recursos humanos da Assembleia Legislativa do estado do Paraná para apoio a candidato em eleição municipal.

Rodrigo Rossoni venceu as eleições complementares realizadas há sete anos, e acabou eleito prefeito de Bituruna. No entanto ele ficou pouco meses no cargo, já que teve o mandato cassado pelo TRE-PR por abuso de poder econômico.

Ele teria contratado mais de 520 cabos eleitorais na época. Para a Justiça, trata-se de um número elevado em função do tamanho da cidade, que tem pouco mais de 15 mil habitantes.

As contratações custaram pouco mais de R$ 163.000. Sobre as condenações por improbidade administrativa, a Assessoria de Imprensa da Casa Civil informou que o advogado que defende os acusados já entrou com um recurso.

Segundo a AI, a defesa acredita que a sentença será modificada pelo TJ-PR.

 

Paraná Portal

Uniguaçu