Connect with us



Brasil

Rogério Caboclo assume presidência da CBF e anuncia criação de conselho de craques

Publicado

em

Safismi

O novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, tomou posse nesta terça-feira diante dos presidentes da Fifa e da Conmebol. Em seu discurso, o dirigente demonstrou que a confederação tem a preocupação de recolocar o futebol brasileiro no topo do cenário mundial e afirmou que a nova gestão combaterá internamente os desvios de conduta. Além disso, uma novidade anunciada foi a criação de um conselho de craques para refletir sobre o desenvolvimento do futebol brasileiro.

Depois de ocupar uma série de cargos dentro da entidade, sendo diretor financeiro e diretor executivo de gestão, o dirigente ocupará o lugar de Coronel Nunes, que presidia a confederação desde o afastamento de Marco Polo Del Nero, em dezembro de 2017.

No discurso de posse, Caboclo enumerou algumas de suas qualidades e falou em “acelerar a nossa evolução”, com o intuito de recuperar a hegemonia do futebol brasileiro no cenário internacional.

“Vivemos um momento decisivo, se queremos ter o melhor futebol do mundo. Precisamos acelerar a nossa evolução, dentro e fora do campo. Meu orgulho é do tamanho da responsabilidade que assumo hoje”, afirmou o dirigente. “Quem me conhece, sabe que sou inconformado. Acredito que podemos fazer mais e melhor. Sou bom ouvinte, capaz de acolher críticas e de envolver mais gente no processo de decisão. Essa será duas marcas da minha gestão”.

O novo presidente fez questão de apontar a integridade como um dos principais pilares da nova gestão, já que a imagem da CBF ficou desgastada por conta dos uma série de polêmicas sobre corrupção na entidade nos últimos anos.

“Nossa gestão será construída sob dois pilares: o da integridade e da eficiência. Não posso esconder o grau de consciência do desgaste de imagem que a CBF teve nos últimos anos”, admitiu o presidente. “Vamos aumentar os controles de governança, risco e conformidade. Aplicaremos com toda energia o nosso código de ética. Não vou tolerar prática duvidosa ou desvio de conduta”.

Conselho de craques

Uma das novidades da gestão de Caboclo é a criação de um conselho de craques, composto de ex-jogadores , que terá como função refletir sobre questões pertinentes ao desenvolvimento do futebol brasileiro. A mesa não discutirá apenas aspectos ligados ao esporte masculino, como também tratará sobre o futebol feminino, as categorias de base, o futebol de salão e o Beach Soccer.

Para o conselho, foram escolhidos os seguintes ex-jogadores: Cafu, Ricardo Rocha, Jairzinho, Careca, Muricy Ramalho, Carlos Alberto Parrera, Zinho, Gilberto Silva e Juninho Paulista. Além destes dez nomes, a CBF ainda escolheu Pretinha e Michael Jackson para representarem o futebol feminino.

“O conselho de craques será órgão consultivo, técnico e independente. Vai analisar e repensar todas as áreas do futebol, com o objetivo de melhorar a prática e as normas”, explicou Caboclo. Dentre os temas sobre os quais o conselho discutirá, estão a melhoria na infraestrutura esportiva no país, o aperfeiçoamento do calendário e a criação de projetos sociais ligados ao futebol.

Gazeta Esportiva

Uniguaçu