Connect with us



Destaques

Robô que faz ordenha será apresentado pela primeira vez em feira no Show Rural

Publicado

em

Safismi

Um robô desenvolvido para fazer a ordenha em bovinos será apresentado pela primeira vez, de 5 a 9 de fevereiro no Show Rural Coopavel. “A novidade, em comparação a outros eventos, é que aqui o robô poderá ser visto em atividade, como se estivesse funcionando em uma propriedade rural”, diz o coordenador geral da feira, Rogério Rizzardi.

A novidade vai ser apresentada pela Delaval, empresa sueca que desenvolveu a tecnologia para aprimorar um trabalho importante e que, em função de uma série de fatores, tem dificuldades para encontrar mão de obra especializada. O trabalho de ordenha tem que ser ininterrupto, 365 dias por ano e no mínimo acontecer duas vezes por dia. Essa é uma atividade pesada e a tecnologia traz grande ajuda aos pecuaristas de leite, diz o médico veterinário Augusto Mezzon.

O robô ordenha será uma das atrações do Show Rural Pecuário, que acontece pela terceira vez em uma estrutura de sete pavilhões construída no parque que anualmente recebe o Show Rural Coopavel, que é a terceira mais importante feira de tecnologias do agronegócio do mundo. Com o uso desse recurso há acompanhamento da saúde e da performance do plantel. Os dados são armazenados em coleiras e acessados por leitores sofisticados que informam sobre temperatura do animal, quantidade de leite produzida e até se ele tem se apresentado regularmente para a ordenha.

O conjunto dessas informações é analisado e pode indicar potenciais enfermidades que, então, são tratadas preventivamente. O robô vai ser apresentado simultaneamente a uma técnica de confinamento de gado de leite conhecida por Compost barn, que visa ao bem-estar animal para que ele possa, com redução de esforço, alimentar-se melhor, descansar e produzir ainda mais. O Show Pecuário terá também ciclo de palestras sobre carnes, genética e derivados de leite e venda de animais de alta linhagem.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu