Connect with us



Brasil

Rivais históricos, Chile e Peru decidem segunda vaga à final da Copa América

Publicado

em

Safismi

Não existe um medidor de rivalidade capaz de dizer se a desarmonia entre Chile e Peru é maior que a existente entre brasileiros e argentinos no futebol. O certo é que tanto chilenos quanto peruanos consideram a semifinal da Copa América nesta quarta-feira, às 21h30, em Porto Alegre, mais um clássico. Para além da vaga na decisão, vale o orgulho nacional de derrotar um país muitas vezes inimigo na história geopolítica do continente.

Entre os candidatos a herói de cada pátria, dois atacantes que disputam também um lugar mais glorioso na história da competição. Eduardo Vargas, pelo Chile, e Paolo Guerrero, pelo Peru, têm, cada um, 12 gols na história da Copa América. Ainda que em tempos de Messi, Neymar e Suárez, nenhum jogador em atividade marcou mais do que eles. São os goleadores de uma época de sucesso de suas seleções na competição — a década de mais êxito em muito tempo.

O Peru, por exemplo, chega à semifinal pela terceira vez nas últimas quatro edições, algo que não acontecia desde a década de 1970. O Chile nunca viveu momento tão glorioso quanto o atual: a vitória hoje leva a seleção à terceira final consecutiva — o Brasil foi o último a conseguir o feito, há 20 anos. Campeões em 2015 e 2016, os chilenos buscam um tricampeonato inédito: em 103 anos de 45 edições de Copa América, ninguém levantou a taça três vezes seguidas.

Gazeta Esportiva

Uniguaçu