Na tarde desta sexta-feira (04), a 122ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, responsável por São Miguel do Iguaçu e Itaipuândia, realizou uma reunião com os candidatos ao pleito de 2024 e seus representantes. Durante o encontro, a juíza eleitoral, Dra. Daniela Franco Reis e Silva Sá, esclareceu as medidas de segurança que serão adotadas neste domingo (06), além de orientar sobre os atos proibidos e outras diretrizes importantes.
A reunião contou com representantes das Polícias Federal, Civil, Militar e Guarda Municipal que atuarão de forma coordenada para manter a ordem pública e evitar crimes eleitorais. A partir deste sábado, candidatos estão proibidos de pedir votos e publicar conteúdos nas redes sociais.
“Decidimos realizar uma reunião preventiva para alertar sobre posturas que não serão admitidas e que combateremos com mais rigor. Apresentamos as forças de segurança que já começam a nos auxiliar hoje, mas atuarão de forma mais intensa na madrugada de sábado e no domingo — Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal e Guarda Municipal. Também aproveitamos para passar alguns alertas aos candidatos, relacionados à segurança durante os atos públicos de campanha, pedindo que evitem lugares isolados e contem com a presença de outras pessoas. Além disso, reforçamos as condutas vedadas a partir de agora, para evitar constrangimentos ou prisões no dia da eleição, que deveria ser marcado por uma exposição positiva”, explicou a Juíza.
Nessas eleições, os juízes eleitorais designados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) também exercem o poder de polícia para coibir eventuais propagandas extemporâneas ou irregulares. Isso é uma atribuição administrativa, na qual os procedimentos adotados na apuração das denúncias se diferem dos utilizados em ações judiciais. No caso de São Miguel do Iguaçu está centralizado em Foz do Iguaçu.