Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Reunião de pais do grupo TEA destaca a importância da clínica para o desenvolvimento dos pacientes

Publicado

em

O Governo de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na noite de sexta-feira, 23, no Centro de Convivência do Idoso, a primeira reunião do ano de 2025 com os pais do grupo TEA (Transtorno do Espectro Autista). O encontro teve como objetivo apresentar e reforçar a funcionalidade da clínica especializada no atendimento a pessoas com autismo, que atualmente acompanha cerca de 84 pacientes, entre crianças, jovens e adultos.

A clínica oferece atendimentos terapêuticos com uma equipe multiprofissional composta por terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, entre outros profissionais, conforme a necessidade individual de cada paciente. Esse atendimento integrado tem contribuído significativamente para o desenvolvimento e bem-estar dos pacientes.

Durante a reunião, a chefe da divisão da Equipe Multiprofissional das ESF’s, Thiarliane Scheila Schwanck dos Santos, destacou a importância do trabalho conjunto entre profissionais e famílias. “Nosso objetivo é proporcionar um atendimento humanizado e adaptado à realidade de cada paciente. O progresso de cada um é fruto da dedicação dos profissionais e do apoio fundamental das famílias”, relatou.

Os relatos emocionantes de pais presentes reforçaram o impacto positivo das terapias oferecidas. Liliana Beatriz Ferreira, mãe do pequeno Erik, comemorou os avanços conquistados pelo filho. “Ele era muito agressivo, mordia bastante, agora com as terapias que ele faz, o desenvolvimento dele foi enorme. Essas terapias são fundamentais. Olhando para ele hoje, não percebo que ele tem autismo”, exaltou.

Outro depoimento comovente foi de Ana Maria de Freitas de Azevedo, mãe do João, de apenas 4 anos, diagnosticado com autismo não verbal. “O João começou as terapias há três meses e já teve uma evolução gigantesca! Para nós era muito difícil, pois era tudo dado na mão, e nesta semana ele falou a primeira palavra. Não foi nem mamãe, nem papai foi ‘herói’! Ficamos muito felizes”, celebrou.

A reunião reforçou o compromisso da administração municipal e das equipes de Saúde com o atendimento de qualidade às pessoas com TEA, valorizando o cuidado contínuo, o respeito às particularidades de cada paciente e o envolvimento familiar como pilares para um desenvolvimento mais pleno.

 

Fonte: assessoria

Uniguaçu