Connect with us



Notícias

Reunião com produtores de agroindústrias prevê criação do SISBI-POA

Publicado

em

Safismi

Um encontro promovido na manhã desta segunda-feira (24), no auditório do Paço Municipal com a presença do prefeito Evandro Grade, o Zado, vereadores, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e produtores de agroindústrias, discutiu a criação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Com tudo, o serviço garante ao produtor expandir seu negócio, podendo comercializar seus produtos em todo o estado e no país.

Conforme o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, José Carlos de Oliveira, no Paraná somente o município de Cascavel possui o SISBI-POA e Santa Helena deverá ser o segundo município a ser contemplado com o serviço de inspeção.

“Serão aproximadamente 20 produtores contemplados com esse projeto. Hoje, por não possuirmos o serviço de inspeção de produtos de origem animal, nossos produtores não conseguem expandir o seu negócio fora do município e com a implantação do SISBI-POA, os produtos poderão ser comercializados até em outros estados”, detalha o secretário.

Ainda segundo Zé Carlos, além de proporcionar ao produtor a expansão na venda de seus produtos, o SISBI-POA trará uma maior renda, geração de emprego e impostos ao município de Santa Helena.

O projeto segue para a Câmara de Vereadores de Santa Helena para análise, discussão e posteriormente aprovação em plenária.

 

Fonte: Correio do Lago

Uniguaçu