Connect with us



Entretenimento

Resiliência

Publicado

em

Safismi

A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros. A resiliência não é uma questão de mudar o fato ocorrido, mas sim de se posicionar frente a ele de tal forma que seja possível superá-lo.

Todos nós já passamos por traumas, perdas, rupturas, transformações e desafios. Se somos capazes de nos recuperar desses momentos, aprendendo, crescendo com cada experiência, podemos nos considerar uma pessoa resiliente. A pessoa resiliente não entra em desespero diante das adversidades, pelo contrário mantem o equilíbrio para enfrentar cada situação.

As pessoas resilientes gerenciam melhor suas vidas, são mais dispostas a assumir riscos. A visão mais otimista, são mais propensas a desenvolver e manter relações positivas com os outros. Acreditam e si mesmos, gerenciam de maneira eficaz os desafios da vida. São mais proativos. Resiliência é uma característica que pode ser amplamente desenvolvida.

Algumas dicas para ser resiliente:
– Flexibilidade: ser capaz de ajustar seus objetivos e encontrar maneiras de se adaptar.
– Foco na solução e não no problema: o resiliente concentra-se no que pode aprender diante de qualquer problema e questiona-se sobre o que poderia fazer diferente na próxima vez para obter um resultado melhor.
– Se libertar do stress: cante, dance, escute música, faça terapia, estude uma língua etc.
– Cultive relacionamentos: com seus amigos, familiares e principalmente quando estiver passando por uma situação difícil, não se isole, aceite ajuda daqueles que se preocupam com você.

Um exemplo de resiliência é o do atleta Fernando Fernandes, que foi Big Brother e modelo internacional, ele sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico perdendo o movimento das pernas quando estava no auge da sua carreira e conseguiu dar a volta por cima com muita força de vontade, não desistiu da vida, pelo contrário dedicou-se ao esporte e foi campeão mundial de para canoagem.

Todos nós somos testados constantemente. Viver envolve encarar desafios a todo momento.

Fonte: Maria Cristina Orcelli  | Foto: Reprodução

Uniguaçu