Connect with us



Notícias

Reajuste dos servidores de São Miguel começa a tramitar na Câmara

Publicado

em

Safismi

O plenário da Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu colocou em leitura na sessão desta segunda-feira (10/02) o Projeto de Lei 08/2020, que autoriza a reposição das perdas salariais aos Servidores Públicos. Também começou a tramitar o Projeto de Lei 01/2020 para o reajuste dos servidores do Poder Legislativo. Conforme os textos, a atualização será de 4,48%, conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para entrar em vigor é necessária a aprovação dos vereadores e a sanção do Prefeito Claudio Dutra.

Os parlamentares ainda questionam a Administração Municipal com relação ao aumento salarial dos professores. O Governo Federal reajustou em 12.84% o piso da categoria. No entanto, o projeto enviado pela prefeitura não contempla o benefício. De acordo com o Vice-presidente Ari Jarczewski (PPL), o assunto deve ser tratado em reuniões com o Poder Executivo.

Entre as matérias do Poder Legislativo, foi apresentada a indicação do Vereador Marcos Murbak (SD), que dispõe sobre a revitalização da Praça Abrosina Ghellere do Bairro Floresta. Segundo Murbak, o espaço público encontra-se sem condições de uso.

O vereador Wando da Garagem (PSDB) indicou à Sanepar a instalação de equipamento eliminador de ar nos Hidrômetros para reduzir a conta de água. Segundo o parlamentar, a cobrança indevida ficou evidente após o recente desabastecimento que afetou o município.

Também durante a sessão, foi apreciada a indicação do vereador Lafaiete Ganda Meira (PSDB), que solicita a cobertura no pergolado da Praça Henrique Ghellere. De autoria do vereador Eliseu Marciano Presa (PSDB), o Projeto de Lei 14/2019 foi aprovado em segunda votação. A proposta altera o nome da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito de Balneário Ipiranga em homenagem ao morador Nelson Carminatti.

De autoria do Poder Executivo, entrou em leitura a proposta de desafetação e doação de lotes no Distrito Industrial para a construção do novo quartel do Corpo de Bombeiros. Já em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei 192/2019, que amplia vagas para Técnico em Enfermagem no quadro de servidores de São Miguel do Iguaçu.

Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu