Connect with us



Show Rural

Ratinho diz que Show Rural Coopavel é referência em organização e tecnologia

Publicado

em

Safismi

Em sua primeira visita ao evento como governador do Paraná, Ratinho Júnior disse na manhã desta quinta-feira, em Cascavel, que o Show Rural Coopavel é referência em organização e tecnologia. Ao mesmo tempo em que aproxima o agricultor do que há de novidade em tecnologias e pesquisas, o evento é também um indutor do turismo, segmento que o seu governo passa a estimular. Ratinho foi recepcionado pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e líderes dos mais diversos segmentos organizados da região e do Paraná.

No início de coletiva à imprensa, Dilvo agradeceu ao governador pela decisão de transferir a sede do governo para Cascavel. “É a primeira vez que isso acontece em 31 anos de Show Rural Coopavel e somos muito gratos”. Ratinho disse que esse é o primeiro teste de descentralização do atual governo, aproximando a estrutura das cidades e de seus líderes e populações. “É uma estratégia para facilitar o diálogo, ouvir, planejar e acelerar soluções”, afirmou.

Ratinho foi questionado sobre obras estruturais à região, como o trevo Cataratas, duplicações, ferrovia e o corredor ferroviário bioceânico. “Vamos dialogar sobre tudo isso e, aos poucos, encontrar soluções”. Sobre o trecho da ferrovia na região Sul do Estado, ressaltou da necessidade de ter liberação ambiental para então fazer o projeto executivo. “Se conseguirmos isso, baixarei decreto para execução de um novo trecho e facilitar a chegada dos produtos do Oeste ao Porto de Paranaguá”.

O corredor bioceânico criará uma ligação pelo Pacífico aos produtos do Estado, alcançando um mercado consumidor de três bilhões de pessoas. O governador também foi perguntado sobre o pedágio. Ele vai criar um comitê de concessões para tratar das atuais e de novas. Algumas coisas já estão claras, afirmou Ratinho, como a redução do valor da tarifa em 50% em relação ao que é cobrado hoje. Ele também foi questionado sobre a Estrada do Colono, que considera difícil de ser reativada. “Gosto da ideia da estrada-parque, apenas para veículos leves. É difícil, mas sou parceiro, se a região quiser, para tentar uma saída”.

Outro assunto importante da coletiva foi sobre tornar o Paraná área livre da febre aftosa sem vacinação, procedimento que está bastante adiantado. “As resistências foram vencidas e se quisermos fazer do Estado protagonista no mundo precisamos ter esse tipo de certificação”, afirmou Ratinho Júnior. O governador cumpre agenda com secretários, prefeitos e líderes de setores organizados nesta quinta-feira. Amanhã, participa de recepção à ministra Tereza Cristina, que estará no Show Rural Coopavel às 10h30.

Legenda: O governador deu coletiva à imprensa e falou de várias áreas importantes à região e ao Estado

Legenda: Ratinho foi recebido por Dilvo Grolli e outras autoridades do Oeste do Paraná

Crédito: Assessoria

 

Uniguaçu