Connect with us



Brasil

Rádio volta a ter crescimento na participação de investimento em mídia, segundo levantamento realizado pelo CENP-Meios

Publicado

em

Safismi

O meio Rádio voltou a ter crescimento na distribuição do bolo publicitário no primeiro trimestre de 2020, registrando 4,7% da receita investida em mídia. O número é superior ao que foi angariado pelo meio em 2019, quando a participação do Rádio foi de 4,4%. Vale ressaltar que a última pesquisa divulgada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), conta com a participação de 209 agências de publicidade, número inferior ao registrado ano passado, quando houve adesão de 224.

Segundo o levantamento, foram investidos R$ 2,9 bilhões em compra de mídia no Brasil no primeiro trimestre de 2020. De acordo com o relatório do Cenp-Meios, houve uma queda de 22% em comparação ao montante de R$ 3,7 bilhões no mesmo período de 2019.

Vale ressaltar que nos primeiros três meses do ano passado um número maior de agências (214) forneceu informações para o Cenp-Meios e, agora, 209 revelaram os investimentos publicitários no primeiro trimestre de 2020, o que também contribui para a queda nos números. A TV aberta, que terminou 2019 com participação de 52,8% no total do bolo publicitário, registrou um aumento de share no primeiro trimestre de 2020, com 57,9%.

A mídia digital aparece em segundo lugar, com 17,3% de participação nos três primeiros meses do ano, o que representa uma queda em relação ao share de 21,2% em 2019. Mídia exterior e OOH tiveram participação de 11,2% no trimestre; TV por assinatura, 5,9%; rádio, 4,7%; jornal, 1,9%; revista, 0,7%; e cinema, 0,4%. Confira, nas imagens acima, os gráficos.

O CENP-Meios é um painel composto com dados do investimento em mídia das principais agências do país, com uma representatividade e robustez sem paralelo no mercado internacional (EUA e Europa). Em seu 4º ano, é monitorado pelo CTCM (Comitê Técnico CENP-Meios) que reúne especialistas e dirigentes representantes de anunciantes, agências e veículos. Em cada ano e em cada painel, a quantidade de agências participantes sofre alterações não sendo possível comparações entre os períodos.

Fonte: Tudoradio.com | Foto: Ilustração 

Uniguaçu