Connect with us



Destaques

Rádio impacta 86% da população, indica estudo da Kantar IBOPE Media

Publicado

em

Safismi

Considerado ágil, confiável e compreensível pelos ouvintes, o rádio alcança 86% da população brasileira segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (24/09) pela Kantar IBOPE Media. O Book de Rádio 2018, 5ª edição do estudo anual, mediu o perfil e comportamento de ouvintes de 13 regiões metropolitanas brasileiras entre abril e junho deste ano.

“O atual cenário da nossa sociedade facilita a difusão de notícias falsas e a disseminação de temas que influenciam processos políticos e sociais pelo mundo inteiro. Ter acesso a informações com credibilidade se torna uma vantagem. Neste momento, a agilidade e a simplicidade do rádio se tornam grandes aliadas do meio. 83% dos entrevistados, por exemplo, acreditam que os programas e boletins de rádio são fáceis de entender e 74% que a cobertura jornalística desses programas oferece comentários e análises com profundidade”, explica Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da Kantar IBOPE Media.

Abrangência e intimidade

O levantamento destaca ainda duas características importantes do meio rádio: abrangência e intimidade. “Ao mesmo tempo em que é um meio de difusão de informação em massa, o rádio tem o poder de conversar com cada ouvinte”, aponta a CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, Melissa Vogel, na apresentação do material. Clique aqui para acessar o Book de Rádio 2018.

Características que também são consideradas fundamentais para o planejamento de mídia. Segundo o levantamento, o rádio absorveu 4,4% do share de investimento publicitário no período, recebendo quase 3 milhões de inserções publicitárias de 7.987 anunciantes.

“A abrangência do meio em território nacional permite que o rádio tenha valor para anunciantes locais. Por isso, temos tantas marcas com atuação regional entre os maiores anunciantes do meio. Essa característica faz com que o rádio permita esse tipo de segmentação – que é bastante valioso em um planejamento de mídia”, afirma Adriana Favaro, diretora comercial para veículos da Kantar IBOPE Media.

Perfil dos ouvintes

O estudo traz ainda análises comportamentais dos ouvintes e constata que a audiência é maior no público jovem, entre 20 e 24 anos, faixa em que o rádio alcança o patamar de 89%. Entre os ouvintes, 85% afirmam ouvir pelo rádio comum, enquanto 18% ouvem pelo celular e 4% pelo computador.

 

AERP

 

 

Uniguaçu