Connect with us



Notícias

Proprietários reassumem Hospital Madre de Dio de São Miguel

Publicado

em

Safismi

Os proprietários do Hospital Madre de Dio de São Miguel do Iguaçu reassumiram o controle do empreendimento após a associação Pró-Saúde deixar a gestão da unidade. De acordo com o representante do HMD, Wagner Mattos, a saída da entidade ocorreu de forma repentida e sem os procedimentos de transição previstos em contrato. Atualmente apenas o laboratório e centro de imagens estão em funcionamento, bem como a realização de consultas particulares.

A entidade gerenciava o HMD desde fevereiro de 2020, mas na quarta-feira (09/02) comunicou encerramento de suas atividades no município após negociações com o sindicato referentes a atrasos de salários e outras dívidas trabalhistas. Com o rompimento, cerca de 100 funcionários foram demitidos.

Em nota encaminhada à Rádio Jornal, a Pró-Saúde afirmou que o encerramento da gestão ocorreu “após pedido de rescisão no contrato de arrendamento, solicitado por parte do arrendante”. No entanto, Wagner Mattos disse à reportagem o vínculo citado foi anulado após um contrato de compra e venda firmado em fevereiro de 2021. Segundo Mattos, o comprador não efetuou o pagamento dentro do prazo previsto e comunicou que não seria possível efetivar o acordo.

De acordo com o representante dos proprietários, medidas judiciais estão em andamento e uma empresa realiza a auditoria para verificar as condições atuais do hospital. Wagner Mattos afirma que o futuro do Madre de Dio segue indefinido, porém a 9ª Regional de Saúde já manifestou preocupação devido a necessidade de leitos na região.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Pró-Saúde afirma que permanece em tratativas para deliberação da situação dos profissionais e fornecedores. Confira a nota:

“A Pró-Saúde, entidade filantrópica com mais de 50 anos de história, informa que encerrou, no dia 09/02/22, a gestão do Hospital Madre de Dio, após pedido de rescisão no contrato de arrendamento, solicitado por parte do arrendante.
Durante os quase dois anos de gestão da entidade, o HMD, localizado em São Miguel do Iguaçu (PR), desempenhou um papel importantíssimo no combate à Covid-19 na região, com a abertura de ala exclusiva para atendimento de casos da doença, disponibilização de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tratamentos de última geração e drive-thru para realização de testes.
Em seus quatro anos de história, o Hospital Madre de Dio já realizou mais de 100 mil atendimentos como consultas ambulatoriais, exames, cirurgias, internações, atendimentos de urgência e emergência, entre outros serviços multiprofissionais, como os realizados durante o período da pandemia de Covid-19.

A Pró-Saúde permanece em tratativas para deliberação da situação dos profissionais e fornecedores”. 

Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu