O projeto Catacine está chegando com mais uma sessão de cinema totalmente gratuita e aberta à comunidade! Desta vez, a ação cultural irá acontecer neste sábado, 8 de junho, a partir das 17h30, no Clube do Vovô (Rua Valentin Celeste Palavro, Jardim Araras, São Miguel do Iguaçu). A programação foi pensada para que avós e seus netos tenham, juntos, um momento de lazer e contará com a exibição de uma seleção de curtas-metragens infantojuvenis e oficinas recreativas.
Os filmes que serão exibidos trazem narrativas sobre a dinâmica da relação entre avós e netos e possuem forte identificação tanto com a plateia infantojuvenil quanto adulta. “A ideia de trazer uma seleção de curtas-metragens vem de encontro com um dos objetivos do projeto – o de apresentar novos formatos de cinema para o público são-miguelense”, conta um dos coordenadores do projeto, Paulo Eduardo Garcia.
Antes da sessão de cinema, irão ocorrer atividades lúdicas para serem desenvolvidas entre os avós e seus netos. Na oficina de jardinagem, facilitada por Eloir Parodes, o público terá a oportunidade de plantar sementes e mudas, além de aprender a cultivar as plantinhas. Já na oficina de origami, facilitada por Bernardo Smaniotto (cujo trabalho pode ser conferido no Instagram: @besmaniotto.origamis), serão desenvolvidas esculturas através da técnica tradicional de dobradura japonesa.
CataCine é um projeto de cinema itinerante infantojuvenil contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo e está sendo desenvolvido em São Miguel do Iguaçu, percorrendo diversas regiões do município. Nas sessões anteriores, foram realizadas atividades na Feirinha do Produtor (ao lado da Prefeitura), Bairro Novo Mundo e CTG Querência Amada.
A ideia do CataCine surge com a intenção de criar e fomentar uma relação de proximidade entre o público infantojuvenil são-miguelense e o cinema, especialmente o latino-americano. O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso de crianças e adolescentes ao audiovisual, sobretudo produções que não circulam normalmente nas grandes salas comerciais de cinema. Ane Barreto, Felipe Chiaretti e Paulo Eduardo Garcia – egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) – são os coordenadores da ação cultural, cujas sessões sempre são gratuitas e abertas à comunidade.
Saiba mais sobre o projeto CataCine através do perfil no Instagram: @catacine.smi
Fonte: assessoria