CataCine é um projeto de cinema infantojuvenil itinerante contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo. O projeto está sendo desenvolvido em São Miguel do Iguaçu e tem nove sessões previstas, todas com exibições de filmes gratuitas e abertas à comunidade.
A ideia do CataCine surge com a intenção de criar e fomentar uma relação de proximidade entre o público infantojuvenil são-miguelense e o cinema, especialmente o latino-americano. O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso de crianças e adolescentes ao audiovisual, especialmente produções que não circulam normalmente nas grandes salas comerciais de cinema. A programação conta com filmes de diversos gêneros e formatos (curtas, médias e longas-metragens).
O projeto cultural tem coordenação de Ane Barreto, Felipe Chiaretti e Paulo Eduardo Garcia – egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
A primeira sessão foi realizada no dia 23 de março de 2024 na Feirinha do Produtor (localizada no calçadão ao lado da Prefeitura) e teve em cartaz o longa “Tito e os Pássaros”, produção que teve sua estreia mundial em junho de 2018 no Festival de Annecy, na França, um dos eventos mais importantes na indústria de animação. Já a segunda etapa do CataCine ocorreu no dia 13 de abril no Salão do Bairro Novo Mundo com a exibição da animação pernambucana “Além da Lenda”, uma aventura sobre o folclore brasileiro.
A terceira sessão do projeto será neste sábado (18 de maio). Confira a divulgação:
O projeto CataCine apresenta o filme:
TURMA DA MÔNICA: LAÇOS
Sinopse: O Floquinho desaparece. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano infalível!
QUANDO?
18 de maio (sábado)
ONDE?
CTG Querência Amada (Rua Fernando Ferrari, São Miguel do Iguaçu)
PROGRAMAÇÃO:
17h – Atividades recreativas e pintura facial
18h – Início da sessão de cinema
Venham todos participar deste momento em família, fortalecendo a cena cultural de São Miguel do Iguaçu!
Saiba mais sobre o projeto CataCine através do perfil no Instagram: @catacine.smi
Fonte: assessoria