Connect with us



Notícias

Programa Nacional de controle do tabagismo em ação

Publicado

em

Safismi

A Equipe de Estratégia de Saúde da Família de São Jose do Itavó está desenvolvendo o primeiro grupo de apoio para abandono do tabaco em seu território.

O grupo conta com apoio da equipe multi profissional (medico, enfermeiro, psicóloga, nutricionista e farmacêutico) que tem como coordenador geral o Farmacêutico Fernando Antunes, bem como o auxílio medicamentoso em casos necessários buscando através de estratégias auxiliarem o fumante na sua decisão de parar de fumar.

Os profissionais foram capacitados pela 9ª Regional de Saúde e posteriormente foi implantado este Programa no município. O grupo esta organizado em quatro reuniões iniciais semanais e logo após reuniões quinzenais e mensais para manutenção evitando recaídas.

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a conseqüente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

 

Prefeitura de Itaipulândia

Uniguaçu