Connect with us



Notícias

Professores de São Miguel recebem formação do Programa ‘A União faz a Vida’

Publicado

em

Safismi

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, reuniu na noite de terça-feira, 29, no Centro de Convivência do Idoso, professores das Escolas Municipais e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI’s) para uma formação do programa ‘A União faz a Vida’, principal programa de educação do Sicredi que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania.

O programa ‘A União Faz a Vida’ une alunos, educadores, familiares e comunidades para juntos estimularem a curiosidade e o protagonismo de crianças e de adolescentes, criando projetos cooperativos. “Acreditamos na educação como uma força transformadora, que faz a diferença no desenvolvimento e na construção de um futuro com cidadãos mais cooperativos e empreenderes”, conta a gerente de cooperativismo do Sicredi, Fátima Juliane Ambrósio.

Para a assessora de desenvolvimento do Sicredi, Gracielle Gielow, os professores vão aprender um pouco mais sobre a metodologia do programa para aplicar em sala de aula. “Esperamos que essa metodologia faça a diferença na vida dos alunos e da comunidade onde vivem”.

A professora Ângela Pereira Nunes, do CMEI Olímpia Pizzolo, já participou de outros treinamentos do programa e conta que o trabalho é excelente. “Estou aqui hoje para ganhar um aprendizado maior acerca da metodologia do projeto para aplicar em sala de aula”.

A professora Jociana Fernandes, da Escola Vitorino Barbiero, já está desenvolvendo um projeto dentro do programa com seus alunos. “O tema é sobre como é feito o tijolo. Estamos pesquisando sobre o assunto, trazendo argila e agora vamos fazer uma visita a uma fábrica para conhecer o processo de fabricação dele”. Ela conta que os alunos estão adorando o projeto. “Até já construíram potinhos de barro para simular a construção de um tijolo”.

Segundo a diretora pedagógica da secretaria de Educação, Eliane Noeli Schemmer Frazão, o programa tem a parceria do município há alguns anos e é muito simples de ser executado porque parte de trabalhos desenvolvidos com os alunos a partir da sua rotina em sala de aula. “Vários professores participam todos os anos no desenvolvimento do trabalho com excelentes resultados e vários projetos desenvolvidos”.

A secretária de Educação, Solange Gamba Motta, informou que no ano passado as escolas desenvolveram vários projetos, entre eles, ‘Gentileza gera gentileza’, ‘Desde pequenos já lutamos contra a dengue’, ‘Água e suas sensações’, ‘Descobrindo o sabor das frutas’, ‘Tudo vira lixo?’. “Um belo projeto em parceria com o Sicredi”, destaca Solange.

Rádio Jornal São Miguel com Assessoria

Uniguaçu