Os professores da rede municipal de ensino de São Miguel do Iguaçu receberam, na noite de segunda-feira (02), os resultados do Programa Mais Ideb, que avalia o desempenho de todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais.
O Mais Ideb é um convênio firmado entre a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros, com um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões. O programa beneficia 16 municípios, desde Mundo Novo (MS) até Foz do Iguaçu (PR).
A coordenadora pedagógica do projeto, Geslaine Fockink Mateus, explicou que é realizado um acompanhamento contínuo dos profissionais da educação. “Fizemos esse acompanhamento durante o ano com os professores de algumas escolas, pois temos municípios com muitas instituições. Então, percorremos várias escolas desses municípios, acompanhando a formação, a coordenação do material, as dúvidas dos professores, além de trabalhar com as secretarias municipais de educação, as coordenações pedagógicas e as direções das escolas”, detalhou.
Os alunos e professores foram contemplados com materiais do ‘Aprova Brasil’, voltado para língua portuguesa e matemática, e do ‘Território da Leitura’, projetado para a formação de leitores. Durante o ano letivo, os estudantes passam por avaliações.
Jaqueline de Oliveira Chaves, representante da Editora Moderna, destacou que: “ao longo do ano, são realizados quatro simulados. Neste momento formativo, estamos trabalhando os resultados do Simulado 3 e do Simulado 4 com os professores de 1º e 2º ano, assim como com os de 3º, 4º e 5º ano. A proposta agora é que os professores analisem os resultados desses simulados e estabeleçam relações com os resultados das avaliações.”
A diretora do Departamento Pedagógico de São Miguel do Iguaçu, Eliane Schemmer Frazão, comentou que “agora é um momento de reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano, utilizando o material do ‘Aprova Brasil’.”
E o planejamento para 2025 já começou. “Esses indicadores do terceiro e quarto simulados são, para nós, indicativos de como devemos iniciar o trabalho já a partir do ano que vem, identificando em que ponto os nossos alunos pararam, para que possamos recomeçar”, explicou.
Com investimento de mais de R$ 24 milhões por parte da Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, o convênio firmado com o Conselho dos Municípios Lindeiros se estende até o final deste ano e deve, possivelmente, ser renovado em 2025. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade.