Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Professores de São Miguel do Iguaçu recebem resultados do Programa Mais Ideb

Publicado

em

Os professores da rede municipal de ensino de São Miguel do Iguaçu receberam, na noite de segunda-feira (02), os resultados do Programa Mais Ideb, que avalia o desempenho de todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais.

O Mais Ideb é um convênio firmado entre a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros, com um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões. O programa beneficia 16 municípios, desde Mundo Novo (MS) até Foz do Iguaçu (PR).

A coordenadora pedagógica do projeto, Geslaine Fockink Mateus, explicou que é realizado um acompanhamento contínuo dos profissionais da educação. “Fizemos esse acompanhamento durante o ano com os professores de algumas escolas, pois temos municípios com muitas instituições. Então, percorremos várias escolas desses municípios, acompanhando a formação, a coordenação do material, as dúvidas dos professores, além de trabalhar com as secretarias municipais de educação, as coordenações pedagógicas e as direções das escolas”, detalhou.

Os alunos e professores foram contemplados com materiais do ‘Aprova Brasil’, voltado para língua portuguesa e matemática, e do ‘Território da Leitura’, projetado para a formação de leitores. Durante o ano letivo, os estudantes passam por avaliações.

Jaqueline de Oliveira Chaves, representante da Editora Moderna, destacou que: “ao longo do ano, são realizados quatro simulados. Neste momento formativo, estamos trabalhando os resultados do Simulado 3 e do Simulado 4 com os professores de 1º e 2º ano, assim como com os de 3º, 4º e 5º ano. A proposta agora é que os professores analisem os resultados desses simulados e estabeleçam relações com os resultados das avaliações.”

A diretora do Departamento Pedagógico de São Miguel do Iguaçu, Eliane Schemmer Frazão, comentou que “agora é um momento de reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano, utilizando o material do ‘Aprova Brasil’.”

E o planejamento para 2025 já começou. “Esses indicadores do terceiro e quarto simulados são, para nós, indicativos de como devemos iniciar o trabalho já a partir do ano que vem, identificando em que ponto os nossos alunos pararam, para que possamos recomeçar”, explicou.

Com investimento de mais de R$ 24 milhões por parte da Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia, o convênio firmado com o Conselho dos Municípios Lindeiros se estende até o final deste ano e deve, possivelmente, ser renovado em 2025. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu