Connect with us



Destaques

Produtores de Missal esperam safra recorde de soja em 2020

Publicado

em

Safismi

A expectativa dos agricultores de Missal é de safra recorde de soja para ano de 2020. Segundo informações das unidades de recebimento de grãos no município, a média colhida até o momento é de 150 a 160 sacas por alqueire. Alguns produtores chegaram a colher até 220 sacas. Cerca de 55% da colheita já foi finalizada. O município de Missal possui 13.500 hectares cultiváveis de soja, ou seja, um pouco mais de 5.570 alqueires.

O período do plantio, ainda em 2019, era de dúvidas, incertezas, pois a região toda estava passando por um longo período de estiagem. Havia até uma expectativa de frustração, pois mesmo após o plantio e as previsões do tempo que apontavam uma estiagem maior ainda, fez com que muitos se preocupassem. Mas, assim que as chuvas normalizaram, a planta se recuperou e pode-se conferir uma safra recorde.

O momento é de muita expectativa positiva, pois, quando a colheita gera resultados positivos, o comércio sai ganhando. Como Missal, bem como toda a região, é essencialmente agrícola, a roda da economia gira em torno das produções positivas. A satisfação é percebida em setores do comércio, nas empresas de insumos, nas cooperativas e isso acaba gerando outros resultados positivos.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Missal, Altair Luiz Fetzner, um dos fatores determinantes para essa produtividade é o uso de tecnologia avançada, bem como as cultivares de grande potencial. “Não podemos esquecer que além dessas condições que melhoram a produtividade, fomos abençoados com o clima que no início assustou, mas ao normalizar o volume das chuvas, favoreceu para atingir esses números expressivos”, destaca.

Assessoria

Uniguaçu