Após dedicar toda sua vida na criação de vacas leiteiras, Roberto Hickmann, de 56 anos, decidiu somar forças com sua filho e seu genro para encarar um novo desafio: a avicultura. A ideia surgiu com a necessidade de encontrar uma atividade com manejo mais facilitado dentro de sua propriedade, localizada em Aurora do Iguaçu, distrito de São Miguel do Iguaçu. A mudança de atividade partiu do zero e se tornou realidade mesmo diante da pandemia da COVID-19. Em menos de seis meses, Hickmann concluiu o projeto ambiental e obteve liberação do crédito para a construção de três aviários. Em entrevista à Rádio Jornal, o produtor rural afirmou que se surpreendeu com esta agilidade.
O investimento para as obras foi financiado através da Cresol Costa Oeste, instituição financeira cooperativa, com recursos subsidiados pelo Governo Federal. De acordo com a Gerente Talita Terra, responsável pela Agência de São Miguel do Iguaçu, a avicultura representa uma das principais demandas do município.
O projeto para o financiamento foi encaminhado nos primeiros dias do Plano Safra 2020/2021, iniciado em julho. O Engenheiro Agrônomo Andrey Niero, gestor da Niero Planejamentos, relata o correto planejamento foi fundamental para a liberação em tempo recorde. O recurso foi enquadrado no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (INOVAGRO)
Com a Licença Ambiental em mãos, as obras dos três aviários estão em fase de terraplanagem. De acordo com o Engenheiro Ambiental da BioSolaris, Claudinei Almeida, a uma recente alteração na legislação simplificou o processo e tornou possível o investimento na pequena propriedade.
A estrutura do senhor Roberto Hickmann terá capacidade para produzir mais de cem mil aves por ciclo, atendendo a grande do setor.
Redação: Fernando Figa / Reportagem: Márcio de Souza / Imagens: Luiz Henrik Rádio Jornal São Miguel