Connect with us



Notícias

Primeiro dia da vacinação contra a gripe movimenta as unidades de São Miguel

Publicado

em

Safismi

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23/04) em São Miguel do Iguaçu e segue ate o dia primeiro de junho. As Unidades Básicas de Saúde registraram grande procura pelas doses logo no início da imunização. A vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade, menos nas unidades da Vila Rural e de Santa Rita. Para as pessoas que moram nestes lugares, a enfermeira da Vigilância de São Miguel do Iguaçu Monica Saviatto orienta que procurem outro postos para estarem se vacinando.

Ouça a reportagem de Nathieli Rodrigues:

A meta de vacinação da cidade e de 7058 pessoas, entre elas os grupos prioritários são: idosos acima de sessenta anos; crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias;  pessoas com doenças crônicas; os trabalhadores da área da saúde; gestantes e puérperas; indígenas; pessoas privadas da liberdade, os funcionários da rede prisional e professores da rede púbica e privada. A enfermeira Monica explica que assim como ano passado, para os demais funcionários das escolas a vacina não foi liberada.

As pessoas acamadas, que se encaixam nos grupo prioritários, podem estar fazendo o agendamento nas unidade de saúde para que a vacinação ocorra na casa do paciente.

A enfermeira Mônica também afirma que a vacina protege contra apenas três tipos de vírus da gripe, que são os mais agressivos, porém mesmo com a vacina aplicada a pessoa pode vir a contrair gripe, ou resfriado.

As contraindicações da vacina são para pessoas que tem alergia a ovo, que estejam fazendo algum tratamento de doença ou com febre. Se a pessoa se encaixar em alguns desses critérios ela não poderá ser vacinada.

No sábado dia 12 de maio será realizado o Dia D da gripe. Nesta data as salas de vacina estarão abertas a toda população prioritária da campanha que ainda não tenha tomado a vacina.

 

Redação RJ
Colaboração: Nathieli Rodrigues

Uniguaçu