Connect with us



Paraná

Primavera será marcada por aumento das temperaturas e chuvas abaixo da média no Paraná, indica Simepar

Publicado

em

Safismi

A primavera começa desta quarta-feira (22) e será marcada pelo aumento gradual das temperaturas e chuvas abaixo da média no Paraná, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

A nova estação tem inicio oficialmente às 16h21 de hoje. Segundo o Simepar, o dia será parcialmente nublado nas regiões Oeste, Noroeste, Norte, Norte Pioneiro, Sul, Sudoeste, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba.

As temperaturas devem variar entre 6ºC em Agudos do Sul, Piên e Rio Negro e 33ºC em Umuarama. Nas áreas próximas da divisa com Santa Catarina, nos Campos Gerais, no Litoral e na Capital, as temperaturas máximas ficam entre 17ºC e 20ºC no primeiro dia da primavera.

A previsão também é de variações bruscas na temperatura ao longo dos dias, com grande amplitude térmica.

“No início da estação ocorrem alguns resfriamentos, mas a temperatura sobe rapidamente ao longo do dia. Isso ocorre com maior frequência no início da estação. Mais pra frente, em novembro e dezembro, os dias vão assumindo mais as características de verão”, afirmou o meteorologista Lizandro Jacobsen.

Conforme o Simepar, de modo geral, nos períodos secos, o rápido aquecimento diurno formará ondas de calor, sobretudo nas faixas Norte e Oeste. Além disso, massas de ar frio e sistemas de precipitação deslocando-se lentamente nas proximidades da Costa Sul do Brasil manterão as temperaturas amenas na Região Leste, entre Curitiba e as praias.

No Litoral, a temperatura média do ar e o regime de chuvas seguirão os padrões climatológicos da estação. Nas demais regiões, a temperatura média do ar tende a ficar entre próxima e acima da média.

Chuva abaixo da média e eventos meteorológicos severos

Já as chuvas devem manter-se abaixo da normal climatológica, assim como o volume de precipitação registrado no inverno. “O inverno não foi de chuvas dentro da média e para a primavera também não é esperado que as chuvas atinjam a média climatológica”, explica o meteorologista.

O panorama reforça a situação da crise hídrica no estado, com prejuízos para a agricultura paranaense e também ao abastecimento de água, principalmente em Curitiba e região.

“Na questão da chuva que vem falando há vários meses e vem prejudicando a agricultura e o abastecimento de água, infelizmente os prognósticos não mostram chuvas em excesso no estado. Pelo contrário, teremos chuvas bem próximas à média ou até abaixo, mesmo chovendo com maior frequência e em maior quantidade nos próximos meses”, completa Lizandro Jacobsen.

Por ser uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece eventos meteorológicos severos como fortes rajadas de ventos, granizo, chuvas volumosas e grande quantidade de raios, que só podem ser detectados em curto prazo.

O Simepar faz o monitoramento sistemático das condições do tempo e emite alertas com antecedência de poucas horas, possibilitando a adoção de medidas de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Para receber esses alertas no celular, é preciso cadastrar-se na Defesa Civil Estadual, enviando uma mensagem para o número 40199 com o número do seu CEP (Código de Endereçamento Postal).

“É nessa época do ano que temos a maior incidência desse tipo de temporal. É importante que a população sempre acompanhe as condições meteorológicas, os avisos e alertas emitidos pelo Simepar e a Defesa Civil, pois nessa época do ano as condições do tempo mudam muito rápido”, conclui o meteorologista do Simepar.

Fonte: Paraná Portal

Uniguaçu