Connect with us



Destaques

Presidente do Sindicato Patronal Rural fala sobre sistema de irrigação desenvolvido em Israel que pode ser implantado na região, Plano Safra e colheita do Milho no município

Publicado

em

Boa parte do Brasil, felizmente, possui acesso à água de forma abundante.

Entretanto em inúmeros países, a situação é bem diferente. É o caso de Israel, um país do Oriente Médio, que virou exemplo de agricultura sustentável no deserto.

Reconhecido mundialmente por suas soluções tecnológicas, os israelenses desenvolveram uma avançada tecnologia de dessalinização da água para consumo da população e ainda garantir água ao meio rural e suas cadeias produtivas como leite, frutas, verduras, legumes e cereais.

Israel não depende da chuva para produzir alimentos. Para a agricultura é destinada apenas água reutilizada: 91% do esgoto é coletado e tratado sendo 75% recuperado para a irrigação.

Outra solução israelense, inclusive, exportada em larga escala é a irrigação por gotejamento.  O uso desse sistema faz parte de 85% dos espaços voltados à produção de alimentos.

Neste sábado (01), o São Miguel em Destaque conversou com o Presidente do Sindicato Patronal Rural de São Miguel do Iguaçu, José Carlos Colombari, que falou da visita à Israel juntamente com a FAEP para conhecer técnicas desenvolvidas pelo país na produção de alimentos e no segmento agrícola.

Na última semana, o governo federal lançou o Plano Safra. Baseado no valor destinado aos diferentes segmentos da Agricultura assim como as respectivas taxas de juros, o presidente do sindicato avaliou as demandas do setor e fez suas colocações.

Aproveitando o momento, José Carlos Colombari, destacou também a colheita do milho que já iniciou em algumas áreas do município e avaliou o mercado para o grão.

Acompanhe a entrevista:

Uniguaçu