Na manhã deste domingo (06/10), Policiais Federais foram abordados por um cidadão a fim de denunciar a existência de compra de votos no município de Ramilândia-PR, a cidade possui apenas um local de votação e estaria sendo usado para compra de votos. O relato apontava para um homem conhecido, atualmente vereador na cidade, e concorrendo a um novo mandato, estaria comprando votos.
A compra de votos ocorre quando um candidato a cargo eletivo doa, oferece, promete ou entrega para o eleitor qualquer bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza – inclusive emprego ou função pública – com a finalidade de obter-lhe o voto.
A equipe da PF realizou uma busca na cidade e identificou o homem constante das imagens das câmeras de segurança do local. Ao ser abordado, o homem se contradisse ao ser questionado pelos policiais e não soube explicar o motivo pelo qual tinha trocado de roupa. Também foi identificada a presença de dinheiro em sua carteira. Haja vista o caráter da denúncia, o homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Matelândia para prestar depoimento e serem tomadas as demais medidas cabíveis pela autoridade policial.
Caso seja comprovado o ilícito eleitoral, o vereador pode ser condenado a pena de multa de mil a cinquenta mil Ufirs, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar de inelegibilidade LC64/90.
Fonte: assessoria