A Polícia Federal (PF) suspendeu o atendimento ao público em todas as unidades no Paraná nesta terça-feira(17) – mesmo dia em que foi confirmada a primeira morte por coronavírus no Brasil. A medida é para evitar a disseminação do coronavírus (Covid-19). Desta forma, a expedição de passaporte – atendimento que mais gera aglomeração na PR – só será autorizada para pessoas que tenham viagem comprovada para os próximos 30 dias
Os atendimentos previamente agendados também estão suspensos. Apenas as situações consideradas de extrema necessidade, segundo a PF, serão processadas, e ainda assim dentro de condições pré-estabelecidas.
A medida tem implementação imediata e abrange a Superintendência Regional da PF em Curitiba, as delegacias de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaíra, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Paranaguá e também os postos de emissão de passaportes no estado.
Os pedidos de regularização de imigrantes só serão atendidos nos casos em que o documento “seja indispensável para o exercício inadiável de direitos essenciais, como, por exemplo, situações laborais que gerem penalidades ao empregador e nas hipóteses de incidência de transplante de órgãos”, aponta nota da PF.
Diante da falta de urgência, não serão processados – sublinha a Polícia Federal – , os pedidos referentes à Naturalização e à Igualdade de Direitos e Obrigações.
Por Gazeta do Povo