Connect with us



Notícias

PF cumpre no Paraná mandados em megaoperação contra tráfico de drogas

Publicado

em

Safismi

A Polícia Federal cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão dentro da Operação Brabo, deflagrada na manhã desta segunda-feira (4) contra um esquema de tráfico internacional de drogas. Os mandados judiciais são cumpridos no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Conforme informações divulgadas pela PF, o esquema utilizava a cidade de São Paulo como entreposto e o porto de Santos como principal local de saída da droga. O grupo foi responsável por traficar mais de seis toneladas de cocaína pura para a Europa, durante o período da investigação.

A PF informou que as investigações partiram de uma cooperação policial internacional com o DEA (agência norte-americana de combate ao tráfico de drogas) na análise de cinco apreensões de cocaína realizadas entre os meses de agosto de 2015 e julho de 2016 (três realizadas no porto de Santos e duas num porto na Rússia, vindas de Santos). Por suas características levantou-se a suspeita de que um mesmo grupo tivesse sido responsável por todas as remessas, que totalizaram 2,1 toneladas.

De acordo com a PF, o inquérito policial foi instaurado em agosto de 2016. “Diferentes grupos organizados e especializados, atuantes no Brasil e na Europa, se associavam entre si, conforme as necessidades que tinham em cada negócio ilícito que pretendiam realizar. A cocaína pura vinha dos países produtores para ser estocada em diversos locais na cidade de São Paulo e ser enviada à Europa pela via marítima”, traz o comunicado da PF.

A Polícia Federal ainda cita que desde agosto do ano passado realizou 14 apreensões de cocaína nos portos de Santos (SP), Salvador (BA) e Itajaí (SC), além de alertar autoridades para que interceptassem carregamentos que já haviam sido remetidos aos portos de Antuérpia (Bélgica), Shibori (Inglaterra), Gioia Tauro (Italia) e Valencia (Espanha). Essas apreensões totalizaram outras 5,9 toneladas de cocaína pura.

Nome
Segunda a PF, o nome da operação remete a um dos destinos da droga, o porto de Antuérpia (Bélgica). “Brabo seria um soldado romano que teria libertado os habitantes da região do rio Escalda, onde se localiza Antuérpia, do jugo de um gigante e jogado sua mão no rio. Essa lenda deu origem ao nome da cidade”, informa a corporação.

Massa News

Uniguaçu