Connect with us



Entretenimento

Perdeu o cometa Neowise? Fotógrafo apaixonado pelo espaço sideral conseguiu registrar; Veja!

Publicado

em

Safismi

O cometa de Neowise, que está passando pelo Brasil e poderá ser visto até quinta-feira (30), foi flagrado pelas lentes atentas do fotógrafo e produtor de vídeos Sérgio Mendonça Júnior, 57 anos, no observatório que ele montou nos Campos Gerais. A foto foi na sexta-feira (24), quando o dia estava escurecendo. O bacana é que não se tem notícia, até esta terça-feira (28), de que mais alguém tenha conseguido fotografar o Neowise no Paraná.

A presença do cometa próximo da Terra foi até uma surpresa para os astrônomos. No dia 27 de março, a Nasa, agência espacial norte-americana, fez a primeira observação e decidiu usar o nome do telescópio espacial que foi usado na descoberta para fazer a justa homenagem ao corpo celeste.

Não foi fácil conseguir a foto. Segundo Mendonça, foram precisos três dias de observação para dar o clique. Na terça-feira (21), na quinta-feira (23) e, finalmente, a sexta-feira. “No primeiro dia, não consegui nada. No segundo, as fotos ficaram ruins. Até que o tempo ajudou e ele apareceu bem no terceiro dia”, contou.

Mendonça disse que a foto foi tirada quando estava escurecendo. As nuvens do céu abriram um pouco e até uma queimada que atrapalhava com a visão com a fumaça deu uma trégua. “Ele passou a cerca de 10º de inclinação da Terra. Não foram nem cinco minutos de fotos para o trabalhão que deu. Eu devo ter dados uns 40 cliques”, disse.

O equipamento para obter a imagem foi composto por uma câmera com lente de 135 mm acoplada, na configuração F2, ISO 400. “Tem que ter paciência”, brincou o fotógrafo. O observatório criado por Sérgio Mendonça já foi notícia na Tribuna. Ao longo dos anos na profissão, ele se aprofundou nas técnicas da astrofotografia e as aplica desde 2001. É uma paixão que resulta em imagens do céu, do espaço e dos astros estudadas passo a passo até a perfeição das luzes e composições.

Nos últimos dois anos, uma parceria com o Hotel Fazenda Cainã, de São Luiz do Purunã, distrito da cidade de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, permitiu a realização de um sonho de Mendonça: a construção de um observatório astronômico para realização de astrofotografias e divulgação de conhecimento da astronomia para os visitantes. A estrutura ainda não está finalizada, mas já conta com telescópios de 511 mm e de 350 mm.

Fonte: Tribuna PR | Foto: Sérgio Mendonça Jr

Uniguaçu