Connect with us



Destaques

Paraná tem 2,09 médicos por mil habitantes, segundo censo

Publicado

em

Safismi

A Pesquisa Demografia Médica 2018, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), aponta que 23.661 médicos trabalham atualmente no Paraná. Isto representa 2,09 profissionais por mil habitantes.

Conforme o levantamento, divulgado nesta terça-feira (20), 45% dos médicos paranaenses atuam em Curitiba. São 10.867 profissionais na cidade, o que significa uma proporção de 5,69 profissionais a cada mil curitibanos.

A idade média dos profissionais é de 44,1 anos, com um tempo de formação médio de 18,4 anos. Em todo o Paraná, 67,7% dos médicos são especialistas e 32,3% generalistas. A clínica médica concentra o maior número de especialistas, seguida pela pediatria, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e anestesiologia.

A pesquisa indicou que as especialidades com menor número de especialistas são genética médica, medicina física e de reabilitação, radioterapia, patologia clínica e medicina esportiva.

A Pesquisa Demografia Médica 2018 mostrou que o Brasil tem hoje 452,8 mil médicos, o que corresponde a 2,18 profissionais por mil habitantes.

 

Fonte: CBN

Uniguaçu