Connect with us



Notícias

Paraná registra o primeiro caso de Zíka Vírus do período epidemiológico

Publicado

em

Safismi

O boletim da Dengue publicado nesta terça-feira (24) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 106 novos casos da doença. Até o momento, o estado soma 1.060 casos confirmados da doença no período epidemiológico começou em agosto e segue até o final de julho de 2021.

Do total de casos confirmados, 812 são autóctones e estão registrados em 135 municípios. A incidência de autoctonia no Paraná está hoje 7,15/100.000 habitantes.

Os casos notificados também aumentaram; passaram de 9.968 para 11.086, com uma diferença de 1.118 casos. As notificações atingem 303 cidades paranaenses.

O primeiro caso de Zika Vírus do período foi registrado no município de Cambé e também trata-se de um caso autóctone.

A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e que ainda transmite a febre chikungunya.

“O Paraná segue alerta no combate à dengue promovendo, principalmente, a capacitação de profissionais para atuação integrada no diagnóstico e manejo das doenças nas áreas da Atenção Primária e da Urgência e Emergência. Estes profissionais são os responsáveis pelo primeiro contato com o usuário do sistema de saúde e com o trabalho integrado pretendemos mais agilidade na identificação da doença e tratamento do paciente, evitando óbitos”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A capacitação e atualização dos profissionais acontece por meio de webconferências e seguirá até o dia 3 de dezembro alcançando trabalhadores que atuam em serviços do estado e dos municípios.

Até o momento foram registradas 790 conexões em tempo real durante os eventos online e 5.109 visualizações para o conteúdo que está disponível na página da Sesa no youtube.

Beto Beto reforçou ainda a importância da população no enfrentamento da dengue. “Combater a dengue é um compromisso coletivo e a população precisa participar, eliminando os criadouros nos domicílios e nas áreas próximas; lembrando que cerca de 90% dos focos estão nestes ambientes”, disse o secretário.

Uniguaçu