Connect with us



Agricultura

Paraná é polo de alta qualidade em pecuária, afirma governadora

Publicado

em

Safismi

O Paraná é o maior produtor de carnes do país e reconhecido como polo de alta qualidade em pecuária de corte, em genética e sanidade. A afirmação é da governadora Cida Borghetti ao participar, na terça-feira (24), da abertura do Show Pecuário 2018, que acontece em Cascavel.

Cida disse que o Paraná se consolidou como vitrine para o agronegócio brasileiro e que feiras como o Show Pecuário demonstram o potencial da produção do Estado. “Esse evento mostra, na prática, a força do agronegócio paranaense e a sua importância para o desenvolvimento do Estado”, afirmou a governadora.

O Show Pecuário é promovido pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná, com o apoio do Governo do Paraná, por meio da Emater, Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Iapar. A edição deste ano espera movimentar cerca de R$ 20 milhões em negócios e receber dez mil pessoas.

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa, também ressaltou a qualidade da pecuária de corte paranaense. Com dez milhões de cabeças de gado, o Paraná tem quase 5% do rebanho nacional (de 218 milhões de cabeças de bovinos).

“Os produtores estão muito mais conscientes dos cuidados a serem adotados na proteção do rebanho e dos investimentos necessários ao aprimoramento genético, manejo, reprodução e nutrição. Isso elevou os índices de produtividade da pecuária paranaense”, disse.

O secretário destacou, ainda, o desenvolvimento da raça bovina Purunã, como a contribuição do Iapar à pecuária paranaense. “Essa raça tem sido destaque nos rebanhos do Brasil pela alta qualidade genética”, afirmou.

APOIO

O presidente do Sindicato Rural, Paulo Roberto Orso destacou o apoio do Governo do Estado para o fortalecimento do setor. “Percebemos a disposição e determinação do governo em criar alternativas para melhorar o escoamento da produção, principalmente em soluções de infraestrutura como a melhoria da malha viária do Estado e a autorização para a construção do aeroporto regional do Oeste”, disse.

Uniguaçu