Connect with us



Notícias

Paraná é o segundo estado na criação de vagas de trabalho para imigrantes

Publicado

em

Safismi

Levantamento do Conselho Nacional de Imigração, feito com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego e com base nos dados da Carteira de Trabalho e Previdência Social, aponta que foram abertos 2.406 postos de trabalho para imigrantes em todo o Brasil, nos meses de abril, maio e junho de 2018.

O saldo de vagas de imigrantes no trabalho formal no Brasil, que é a diferença entre as admissões e demissões, ficou abaixo do registrado no primeiro trimestre do ano, quando foram abertas 3.452 vagas. A região com maior número de postos criados foi a região sul com saldo de 1.170.

O Paraná foi o estado do sul que mais abriu vagas para imigrantes, com saldo de 584 postos de trabalho. Santa Catarina abriu 338 vagas e o Rio Grande do Sul, 248 vagas. O estado de São Paulo foi o que mais criou vagas para imigrantes no Brasil, com 592 postos neste período.

Em todo o país, o maior saldo de vagas ainda é dos haitianos. Nos últimos três meses, foram abertas 1.468 vagas para esses trabalhadores. Em segundo lugar, estão os venezuelanos, com 802 novos postos.

O número de emissão de carteiras de trabalho para imigrantes aumentou 131% no segundo trimestre em comparação aos três primeiros meses do ano. Passou de 11.160 para 16.255. A maior parte das carteiras emitidas foram para venezuelanos. Entre janeiro e março tinham sido emitidos 3.853 documentos a trabalhadores da Venezuela. Entre abril e junho, foram 8.910.

 

CBN Curitiba

Uniguaçu